No Corpo E Acima Dele

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que maneira o método integral difere das meditações orientais usadas nas tentativas de alcançar a harmonia com a natureza?

Resposta: As meditações orientais baseiam-se na anulação do ego: respirar menos, ouvir menos e comer menos. Desta forma, tendo renunciado a tudo, tendo se isolado, a pessoa reduz seu ego e, supostamente, se torna uma parte do mundo, retornando ao estado de animal. Em outras palavras, ela especificamente entra em seu corpo.

Ao contrário, com o nosso método nós subimos acima do nosso corpo. Nós queremos ampliar nossas sensações e consciência, principalmente graças à integralidade.

Não importa quão paradoxal isso possa parecer, os psicólogos orientais falam sobre a elevação da pessoa. No entanto, ela é rebaixada a um nível tal que não pode sequer respirar, comer ou fazer qualquer coisa. E o mais importante, essas pessoas se separaram do mundo, a fim de lidar com ele individualmente, em algum lugar nos seus cantos. Assim, esta prática não é adequada para o nosso mundo, já que, de modo geral, ela é apenas relaxante, um treinamento psicológico.

E o sistema de  educação integral fala da integralidade da natureza, da integralidade da humanidade dentro dela: esta é a única maneira que você, juntamente com toda a humanidade, pode ser integrado no quadro geral, mas não sozinho. Você deve criar pelo menos um pequeno grupo, e mais tarde vai entender o que precisa para se desenvolver ainda mais, pois é a única maneira de superar todos os problemas.

Você começa a ver que na natureza existe um plano para o nosso desenvolvimento. E este plano nos leva, propositadamente, a um enorme ego que se desenvolveu em nós durante milhares de anos, para que compreendamos que é preciso nos livrar dele, elevar-se acima dele, não destruí-lo, mas subir acima dele! Esse é o segredo do nosso sistema.

De uma Palestra sobre Educação Integral 02/04/13