No Caminho Certo Graças Ao Faraó

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existe um êxodo do Egito pela força?

Resposta: É claro, tudo acontece de forma enérgica. Sem as “pragas” do Criador e sem a pressão de Faraó nós não sairíamos do Egito. Como se diz, foi o Faraó quem realmente aproximou os filhos de Israel do Criador, quando Ele forneceu as condições insuportáveis ​​para eles. Será que Ele pensava que eles não fugiriam Dele, mas que eles o amariam realmente?

Se o faraó agiu do lado do Criador, como a força do Criador, se o Criador não forçasse o ego a ser a fonte de todos os nossos problemas, nós não tentaríamos nos libertar dele. O Criador cria as dificuldades para nós, para que nós, ao desejarmos sair do nosso ego, nos tornemos como Ele. Por isso, diz-se que o Faraó aproximou os filhos de Israel do nosso Pai Celestial. O Criador sempre age em ocultação.

Quando o povo de Israel foge do Egito, o Faraó os segue e os cerca, enviando-os para o mar. A perseguição ajuda o povo de Israel a avançar na direção certa. Mesmo quando você escapa do ego, você não está totalmente livre dele, a menos que você salte para o Mar Vermelho. Então, todo o exército do Faraó que foi atrás de você se afoga nele.

Saltar no Mar Vermelho é a fase final do processo de saída do exílio. O nome Mar Vermelho, Yam Suf (Suf=Sof: “fim” em hebraico), na verdade indica que você chegou ao fim do Egito. Depois o Faraó retorna, mas numa outra forma; não é mais o Faraó, mas Amaleque e outros inimigos.

De KabTV “Cabalistas Escrevem: A Noite do Seder da Páscoa” 04/03/13