Como Manter-Se Jovem?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Os adolescentes que estão envolvidos na educação integral agem como adultos e, ao mesmo tempo, como crianças. Esta fronteira é sutil. Qual é o caminho para formar a interação com eles, se esta mudança está sempre ocorrendo?

Resposta: Isso depende da pessoa. Claro, há uma diferença na forma como meninos e meninas amadurecem. Nós sabemos que as meninas se desenvolvem e amadurecem mais rápido do que os meninos. Por isso, a idade não é realmente medida pelo número de anos. No entanto, há meninos que se tornam responsáveis e maduros numa idade precoce. E há aqueles que estão arruinados, que desejam permanecer crianças, não querem assumir responsabilidades, e sempre se esquivam quando se trata de lidar com problemas. No entanto, num círculo integral esta diferença desaparece gradualmente.

Observação: É muito difícil para eu e para muitos outros especialistas interagir com eles, porque eles dão duas reações ao mesmo tempo: a de um adulto e a de uma criança.

Resposta: Isso é o que eles são. Tente entrar em seu estado, tente falar como eles (esta é uma abordagem natural), estar junto com eles, e justificá-los totalmente. Então, de repente, você começa a ver o mundo através dos seus olhos, a senti-lo através da sua percepção, e a concordar com eles. Você vai ter que subir até esta idade jovem.

Pergunta: Eu sempre me considerei uma pessoa progressista. Agora eu me sinto como um retrógrado nesta matéria. Como alguém pode permanecer internamente jovem e livre?

Resposta: Sente-se com eles num seminário, fale e pense como eles. Tente interpretar esse personagem. Então você de repente se sente jovem e entende que é assim que deve ser. Você vai absorver a sua visão de mundo, porque caso contrário, você não será capaz de fazer nada.

Além disso, você pode dar mais liberdade a eles e deixá-los fazer o que eles sentem que for necessário, com exceção de algumas coisas que eles não devem realizar, a fim de evitar o indesejável: relações sexuais promíscuas, drogas, etc.

Da Palestra sobre Educação integral, 02/04/13