A Difícil Subida

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo”, 19: 3-5: E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a Mim.

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, então sereis o meu próprio tesouro dentre todos os povos, porque toda a terra é Minha.

Pergunta: O que significa “E subiu Moisés a Deus”?

Resposta: Moisés é o ponto no coração. Quando eu começo a sentir que subo para o atributo de doação, para o atributo que me separa do ego, e não me identifico mais com ele, mas sim me coloco contra ele, então eu subo um pouco acima dele, acima da terra, para o Monte Sinai, a montanha de ódio.

Eu experimento tal ódio mútuo em relação a todos, que estou pronto a escravizar e subjugar todos a mim. No entanto, eu subo acima de tudo o que o ego quer, em qualquer momento da minha existência e, dependendo da minha subida, me aproximo do atributo de doação. O atributo absoluto de doação e amor é o Criador.

O Criador não é uma imagem materializada, mas sim o que a pessoa sente como um atributo. Então, eu deixo tudo o que me seduz, para ver o mundo de uma maneira diferente, o que significa que deixo as pessoas no pé da montanha e subo para esses novos atributos qualitativos.

De KabTv “Segredos do Livro Eterno”, 18/02/13