Um Ataque Em Meu Coração Blindado

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como uma pessoa pode sentir que não é apenas parte de seu grupo local, mas também parte de todo grupo mundial? Que atenção concentrada, esforços e pensamentos são necessários para isso?

Resposta: A nossa natureza egoísta não nos deixa pensar em valores reais ou sentir a verdadeira realidade. Ela não deixa que nos preocupemos ou pensemos naqueles que não sentimos naturalmente. Algum grupo distante que eu sequer conheço a localização, eu não posso sentir perto de mim e não pode ser o foco de minhas preocupações. Eu não tenho as mesmas deficiências e necessidades que eles têm. Então, o que posso fazer?

Nós temos que trabalhar nisso artificialmente, de acordo com o conselho dos Cabalistas sobre o trabalho com o ambiente. Nós também não sentimos nenhuma atração pelo ambiente, e é só depois que começamos a sentir que dependemos dele. Se você não se afogar nos amigos e não se jogar em seus braços, não será capaz de avançar. Todo o seu desenvolvimento espiritual depende deles, e é só a partir deles que você pode receber a doação espiritual. Este entendimento vem como resultado de anos de trabalho cuidadoso com o ambiente.

Não devemos esperar que os sentimentos de todos os grupos cheguem até nós por conta própria; temos que trabalhar com isso artificialmente. É por isso que nos foi dada esta Mitzva (mandamento): Vá e comece a trabalhar, “Vá e ganhe a vida um do outro”, comecem a conectar!

Está escrito: “Ama a teu amigo como a ti mesmo”, um mandamento. É possível forçar alguém a amar? Pelo contrário, se você ama, é impossível se separar disso. Aqui, no entanto, você é forçado e diz: “Amor!” Como pode ser isso?

Isso significa que há certas ações que temos que realizar para alcançar o amor ao próximo. Esse mandamento não tem nada a ver com as suas emoções. Você não é obrigado a amar, mas a executar uma ação pela qual você alcançar este amor. Essa ação tem que ser realizada contra a sua vontade. Se elas fossem compatíveis com a sua vontade, não seria necessário mandar a pessoa amar.

Suponha, eu lhe sirvo peixe recheado, que é um alimento Asquenaze tradicional, e digo-lhe “Ame-o”! Mas você está acostumado à comida Sefardita e repugnou o peixe frio sem gosto. Mas se há um mandamento, então você tem que começar a se acostumar com isso contra a sua vontade, para que o hábito se torne uma segunda natureza.

Então, você se obriga a comer este peixe, embora sinta vontade de vomitar. Mas você tenta de novo e de novo, juntamente com uma oração. Você amaldiçoa o peixe, mas come. Você começa com ações totalmente mecânicas. Em suas emoções, você me amaldiçoa por ter-lhe dado o peixe. É claro que você não tem controle sobre o seu coração, mas você me amaldiçoa e come o peixe recheado repetidamente, porque é obrigado a amá-lo (desfrutá-lo).

O mandamento de “ama o teu amigo”, é pior do que qualquer peixe repugnante. Este mandamento inclui todos os pratos estranhos e odiados, mas depois que você se esforça o suficiente, a Luz que Reforma influencia você e o inacreditável acontece! De repente você começa a se acostumar com esse peixe. Parece que ele tem um sabor diferente e que não é tão repugnante quanto costumava ser. Você não é repelido por ele como antes e começa a aceita-lo.

Isso é graças ao desempenho de ações físicas acima da razão, contra a sua vontade, seguindo o conselho dos Cabalistas. Por ter cumprido suas ordens e, em geral, as ordens do Criador que foram passadas ​​a você por Cabalistas, você receberá a Luz que Corrige através delas. Assim, você recebe novos atributos e começa a amar peixe recheado, os amigos, os outros, e o Criador.

O mandamento “amar” não tem nada a ver com a emoção, mas com ações. Agora nós temos a chance de realizar tais ações na forma de um ataque! Há sempre uma opção para essas ações, mas especialmente agora, quando a Convenção Europeia e a Páscoa estão se aproximando. É um momento especial que podemos atacar. Nas próximas duas semanas, a partir de hoje, vamos correr para o ataque.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/03/13Shamati # 38