Tudo É Medido Com Precisão

Pergunta: Como podemos mudar a nossa atitude negativa para com a realidade, se é assim que a sentimos?

Resposta: Este sentimento negativo nos é dado de propósito. Tudo é medido com precisão de acordo com as relações entre a Luz e os vasos. O Criador mede-as de acordo com a criatura no sistema quebrado, de modo a que nos esforcemos e nos corrijamos a nós mesmos e, assim, alcancemos a doação. Então, iremos sentir o bom estado correto.

Se agora não tivéssemos sentimentos negativos, nós nunca iriamos sentir o estado em que estamos. Os nossos vasos de percepção são vasos de avaliação: eu sinto apenas o que eu avalio como bom ou ruim.

Se eu vir alguma coisa, então sinal de que é importante para mim: eu ou estou com medo ou a amar isso, ou quero chegar perto ou afastar-me para longe disso. Eu sinto apenas o que me interessa. O atributo de doação não nos interessa de maneira nenhuma e por isso não existe no nosso mundo, estamos todos apenas no atributo de receber.

Mas se, de acordo com o programa da natureza, nós temos de alcançar o atributo de doação, então é-nos dada uma chance de o trazermos a nós a partir do atributo de receber, ou seja, a partir do atributo corrompido que é oposto à doação. Isso é chamado de a “quebra”. Houve um bom programa que funcionou bem, mas depois quebrou. Agora, temos de aprender como mover-nos do estado corrupto para o estado corrigido.

Assim vamos aprender o programa em si, de modo a não existirmos nele como anjos. Quando eu corrijo o programa e vejo todos os males e corrupções presentes, compreendendo como bom eu poderia ser se funcionasse corretamente no sistema, de forma oposta à minha, então eu descubro a essência real do programa, o planeador do programa, e eu fico a conhecer os Seus pensamentos para os seres criados, que é chamado o “pensamento da criação.” Estou ativamente incorporado neste programa e eu adquiro a natureza do Criador, que está vestida em mim. Ele começa a operar em mim, forçando os meus músculos, os meus ossos, e o meu cérebro a moverem-se. Ao mesmo tempo, eu sinto que é o Criador que está vestido em mim e não uma força desconhecida.

Primeiro eu era controlado pelo meu ego mas não me apercebia disso. Em seguida, dá-se a divisão interior quando eu descubro que o ego opera em mim, que há dois: eu e o ego com uma disparidade entre estes. Depois, eu quis que o atributo de doação operasse em mim em vez do ego. Então, no atributo de doação, eu senti a raiz superior que criou tanto o ego como a boa força, e assim eu alcanço a adesão.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 05/03/13, Escritos do Baal HaSulam