Sobre Morte E Eternidade

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, Item 24: E já que a essência da alma é apenas o desejo de doar, e todas as suas manifestações e posses são realizações deste desejo de doar, que já existe no primeiro estado eterno, bem como no terceiro estado, o estado futuro, este é imortal e insubstituível. Em vez disso, ele e todos os seus bens são eternos e existir para sempre. Ausência não afeta qualquer na saída do corpo.

Pergunta: O que significa “a saída do corpo”?

Resposta: O desejo de receber desaparece em sua forma anterior, e é como se você adquirisse um novo vaso, o desejo de receber a fim de doar. Neste vaso você descobre o Criador, a Luz, a sua vida eterna. Todos os seus atributos egoístas assumem a forma oposta pela restrição e Masach (tela), uma intenção e a vestimenta da Luz de Retorno. Esta é a sua vida agora.

Portanto, a transição da intenção “a fim de receber” para a intenção “a fim de doar” é chamada de “saída do corpo material”. Embora o desejo de receber seja formado como “algo a partir do nada”, ele existe eternamente. Sem isso, ele não seria uma criatura, um desejo de receber satisfação e prazer. Não há nada que possamos fazer com ele, exceto revelar ou ocultar isso de acordo com os diferentes estados.

Ao revelar o desejo um pouco, você percebe “este mundo”. Revelações maiores são chamadas de “os mundos superiores”. No final, você descobre toda a “esfera”, em sua escala plena (Σ), em todas as direções, e sobe até a “integral”(∫), de zero a Ein Sof (Infinito), ou para o mundo de Ein Sof.

O desejo de receber é dividido em “camadas”: desde a fase da raiz até a quarta fase. Nós podemos restringir (Tzimtzum) o desejo de modo que você não possa usá-lo de forma alguma. Você também pode colocar um Masach no desejo, e pode usá-lo e operá-lo plenamente nas diferentes camadas.

About Death And Eternity

Se você usa o Masach no Aviut (espessura) da fase da raiz, você sente o mundo de Assia. No Aviut da primeira fase você sente o mundo de Yetzirah, no Aviut da fase dois você sente o mundo de Beria, etc.

Ao mesmo tempo, o desejo de receber não desaparece, mas é como se você trabalhasse sempre acima dele. Claro, você ainda permanece nele, mas esquematicamente nós o apresentamos como uma subida. Nós podemos dizer que os atributos que são corrigidos pelo Masach “descem” e tomar o seu lugar no Aviut do desejo de receber.

About Death And Eternity

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/03/13, “Introdução ao O Livro do Zohar

Comente