Robôs Estão Tomando Nossos Empregos?

Opinião (Andrew McAfee, principal cientista de pesquisas do Centro para Negócios Digitais no MIT, Escola de Administração Sloan, autor de Enterprise 2.0 e corrida contra a Máquina (com Erik Brynjolfsson): “Como se vê, quando dezenas de milhões de pessoas estão desempregadas ou subempregadas, há uma boa quantidade de interesse no que a tecnologia pode fazer para a força de trabalho. E como eu olho para a conversa, parece-me que ela é focada exatamente no tópico correto, e, ao mesmo tempo, está faltando o aspecto principal, inteiramente.

O tema que está focado, a questão é se ou não todas essas tecnologias digitais estão a afetar a capacidade das pessoas de ganhar a vida, ou , para dizer de uma maneira um pouco diferente, estão os robôs tomando nossos empregos? E há alguma evidência de que eles estão ….

“Os lucros das empresas são bastante elevados. Na verdade, se você incluir os lucros dos bancos, eles estão tão altos quanto eles nunca estiveram. E os investimentos das empresas em materiais, em equipamentos e hardware e software, estão mais altos do que em todos os tempos. Assim, as empresas estão ficando fora de seus padrões normais de ganho….

“Então, em suma, sim, os robôs estão vindo para o nosso trabalho. No curto prazo, podemos estimular o crescimento do emprego, incentivando o empreendedorismo e investindo em infraestrutura, porque os robôs de hoje ainda não são muito bons em consertar pontes. Mas no não muito longo prazo, acho que durante a vida da maioria das pessoas nesta sala, nós vamos fazer a transição para uma economia que é muito produtiva, mas que simplesmente não precisa de um monte de trabalhadores humanos, e o gerenciamento desta transição vai ser o maior desafio que nossa sociedade enfrentará. Voltaire resumiu o por que. Ele disse: “Trabalho nos salva de três grandes males:. Tédio, vício e necessidades.’”

Meu comentário: Se excluirmos a revolta das pessoas contra as máquinas e o progresso tecnológico em geral, então a única coisa que nos resta é ocupar os desempregados – o mais confiável ​​e necessário para isto – é a educação integral onde as pessoas começam a compreender a essência da época e das mudanças necessárias que devem ocorrer em si próprios e na sociedade.

[103456]

Material Relacionado:
Desemprego No Mundo Dos Negócios Inacabados!