Quem Conquista Amaleque?

Dr. Michael LaitmanE sucedeu que, quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia, e quando ele abaixava a mão, Amaleque prevalecia. Mas as mãos de Moisés eram pesadas, e eles tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela, e Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de cada lado, e suas mãos ficaram firmes até o pôr do sol.

E Josué prostrou Amaleque e seu povo com o fio da espada (A Torá, Êxodo, “Beshalach“, 17:11-17:13).

Moisés descobriu o atributo de Bina, o atributo da doação numa pessoa. As mãos estendidas para cima simbolizam alegoricamente a conexão com o Criador. Esta é a elevação de MAN (pedido), a conexão do Partzuf inferior com o superior.

Quando Moisés levantou as mãos, ou seja, quando o atributo de Bina se alimenta de Keter (Coroa), do atributo superior de doação, então Israel ganha. Isto significa que estes são os atributos de um homem que tenta escapar de Amaleque e se eleva. Ele sobe acima de Amaleque e, assim, conquista-o.

Amaleque é a base do mundo, a base do ego. No entanto, isso nem sempre é claramente revelado. As pessoas comuns não pensam que são egoístas. Elas se consideram cidadãos normais, que dão e recebem. Considerando que esses atributos aparecem mais tarde nas pessoas com o ponto no coração que descobrem a sua natureza como sendo completamente egoísta, isso já é Hamã, Amaleque, Balaão e Balaque.

É impossível conquistar Amaleque porque os meios e as forças numa pessoa para conectar com o Criador são limitados. Assim, o ato em si, a guerra com Amaleque, continua de geração em geração. Isso significa que, devido a sua subida em cada nível espiritual, você está sempre em guerra com ele.

Isso continua até que você destrói completamente Amaleque pela força do Criador. Isso acontece quando a pessoa, que já se corrige, conquista seus atributos corrigidos e não pede nada para si. Assim, o Criador corrige nele seu último atributo egoísta de uma só vez.

Isto significa que, enquanto existe inconscientemente um grão de ego em mim, visto que ele está dentro de mim como a minha base, é impossível para eu trabalhar quando não estou conectado à ação e seu resultado. Isso é Amaleque, como uma serpente, que de qualquer forma está rastejando em algum lugar. Assim, a guerra com ele nunca acaba.

Apenas os atributos especiais numa pessoa lutam com ele, e os outros não, já que é impossível colocá-los na guerra contra Amaleque. Eles cairiam. Eles não seriam capazes de resistir ao pedido para você ter apenas doação. Assim, apenas alguns poucos atributos guerreiam. Neste nível, os atributos de doação vencem, ou seja, a fé, que é o atributo de doação e amor, e continuam avançando.

Pergunta: Diz-se, “… e as suas mãos estavam firmes até o pôr do sol”. Que estado é este estado chamado “até o pôr do sol”?

Resposta: Enquanto a Luz superior é atraída a Moisés, enquanto existe a conexão entre Moisés e Keter (entre Bina e Keter), não há força que se oponha a Amaleque. Então, depois disso, tudo desaparece. Este nível está oculto e o próximo nível é revelado, já que o dia começa com a noite.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/02/13

Comente