O Mundo Inteiro Está Em Exílio, Toda A Terra É O Egito

Dr. Michael LaitmanA noite do Seder da Páscoa (Pessach) para uma pessoa que já saiu do seu Egito interno é uma celebração na qual ela novamente sofre os mesmos estados como durante seu êxodo, na mesma ordem (seder), e alegra-se com sua libertação. Isso a ajuda a se elevar ao próximo nível, cada vez mais alto.

Por isso está escrito que em cada geração, isto é, em cada estado, em cada etapa do crescimento do egoísmo, a pessoa deve se ver como se tivesse acabado de sair do Egito. E todas as correções que ela realiza em seu egoísmo serão sempre acompanhadas por um lembrete do êxodo do Egito. Só depois que a pessoa se eleva acima do seu ego, ela pode realizar as ações de doação, que são chamadas Mitzvot (mandamentos).

Na noite de Páscoa, todos estão sentados com sua família numa mesa festiva lendo sobre a liberdade e os sofrimentos da escravidão e, claro, sentindo a dor interior, desejando a libertação. Este feriado desperta novamente todas as questões da escravidão e da liberdade. Agora, como é que podemos ganhar a liberdade, chegar a uma nova vida, a um novo estado?

Nós temos que perceber que hoje nós entramos numa nova era, e se não percebermos a nossa missão, como o povo de Israel saindo do Egito, não vamos ser capazes de sobreviver tanto como um país, ou como povo. Nós não seremos capazes de ser judeus, porque esta é a nossa missão. Nós devemos enviar a mensagem ao mundo para elevar todos, junto conosco, do egoísmo geral, devido ao qual nos encontramos na crise atual.

Esta crise se expande mais e nos pressiona propositadamente, para que, finalmente, desejemos sair dela com o mundo inteiro. Por isso, nós temos que dar o exemplo aos outros. Ao celebrar hoje o Seder da Páscoa em 2013, eu me preparo para o êxodo e a liberdade que vou alcançar depois.

Esta é a salvação do anjo da morte, o meu egoísmo, que está me matando. Eu espero que com isso eu me torne a Luz para as outras nações, e elas também saibam como sair do Egito. Elas vão ver que o nosso ego nos mantém no exílio. O mundo inteiro está no exílio, toda a terra é o Egito, e nós temos que subir acima dele.

De KabTV “Cabalistas Escrevem: A Noite do Seder da Páscoa”, 04/03/13

Comente