O Mercado Financeiro Global Está Morto E Não Vai Se Erguer

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do The Wall Street Journal): “Já tem quase cinco anos desde o colapso da empresa de investimentos Bear Stearns, o primeiro dos dominós a cair na crise financeira de 2008. Agora está bastante claro que houve muitos atos de risco e empréstimos demais, especialmente pelas grandes empresas financeiras. A economia global ainda está sofrendo a ressaca.

“Financiamento excessivo pode ser perigoso para a saúde econômica. Mas, pouco financiamento também causa danos. Investimentos promissores estão exaurindo. Os consumidores não podem contrair empréstimos para casas ou educação. O crescimento está mais lento. …

“Como uma parte da economia mundial, o estoque global da dívida, tanto privado como público, e a equidade atingiram um pico em 2007, mergulharam e agora se recuperam aos níveis de 2000, de acordo com um banco de dados de 183 países do McKinsey Global Institute. …

“O valor social das finanças não é para abastecer os cassinos de Wall Street ou deixar risco os comerciantes e parceiros de fundos de hedge. É, antes, para aplicar as economias mundiais em investimentos que recompensem no futuro. …

“Bancos de países ricos têm recuado. Bancos europeus estão cada vez mais relutantes em emprestar além das suas fronteiras. O nervosismo sobre a durabilidade do Euro e a estabilidade dos governos nacionais reverteu uma década de integração financeira. Em mercados emergentes, o crescimento nos mercados de títulos e ações — que tinha sido um sinal de boas-vindas da maturidade econômica — estagnou em grande parte”.

Meu comentário: Tudo vai de acordo com o plano da natureza para nos obrigar a adotar uma atitude nova em relação a nós mesmos, à sociedade e ao mundo como um único sistema global dependente.