O Hábito De Dar Bondade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Em geral, nossa missão é mudar a nossa intenção de “a fim de receber” para “a fim de doar”. Nós podemos ensinar as pessoas a fazer isso? Nós podemos transformar isso num hábito usando métodos pedagógicos?

Resposta: É exatamente disso que fala a educação integral, sobre a mudança de nossas intenções. Em geral, as educações devem lidar apenas com intenções e deixar os desejos intocados. Educar significa ensinar a arte de doar, que é a arte de colocar a intenção de doar acima de cada desejo.

Pergunta: Mas nós não cultivamos valores sob a forma de diferentes desejos nas crianças?

Resposta: As crianças aprendem apenas com exemplos. Elas percebem e copiam tudo, incluindo o jeito que andam e gesticulam. Assim, a educação se resume a exemplos. As crianças refletem você. Portanto, você deve primeiro prestar atenção em si mesmo.

Além disso, por seus exemplos externos, você conduz e “transmite” suas intenções a elas. Não há simplesmente nenhum outro método para transmitir intenções. Há uma conexão que é errônea, uma vez que é uma conexão em palavras. Mas as ações externas são em benefício do outro; mesmo que sejam falsas e insinceras, elas ainda evocam uma resposta e um desejo de retribuir a bondade.

Diz-se: “Os corações são atraídos pelas ações”, o que significa os desejos. Nós podemos fazer com que as crianças se acostumem com isso: a princípio eu não sabia, eu não pensava, eu não queria, mas depois aprendi e fui educado e agora não posso ser de outra forma. Nossos pais nos ensinaram diferentes hábitos da mesma forma que duram a vida inteira. O corpo não entende e não aceita outros métodos. “Um hábito se torna uma segunda natureza”, tanto para crianças como para adultos.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 040/4/13, “Introdução ao Livro do Zohar