Nos Braços Dos Cabalistas

Dr. Michael LaitmanPergunta: A minha percepção do mundo é constantemente renovada até eu adquiro uma alma, ou seja, a percepção espiritual?

Resposta: Com o tempo você vai descobrir que o mundo é muito mais complicado do que você percebe em sua percepção superficial. Você vai sentir as forças que estão por trás das ações e vai ver que todo mundo está sob a influência dessas forças, como bonecos que são operados por impulsos invisíveis em algum tipo de jogo.

Pergunta: Por que isso é tão complicado?

Resposta: Não é complicado, é um cálculo simples: você vive como um “animal” ou vive para atingir toda a realidade. Ao longo do caminho isso parece complicado, mas apenas para que você descubra o que não entende por si mesmo. Assim, você começa a entender o quadro geral.

Sem este estudo você não vai conhecer nem atingir a força superior. As complicações aparecem apenas no sistema de comunicação entre vocês. Mas mais profundo, onde vocês estão aderidos “espírito com espírito”, não há dúvidas. Lá vocês se tornam semelhantes a ela, e todos os “mundos”, ou seja, todas as ocultações, desaparecem.

O processo de aprendizagem é sempre confuso. Quando a pessoa começa a aprender nada é compreendido e quanto mais você avança no seu estudo mais dúvidas tem. Não é por acaso que os principais cientistas não têm vergonha de admitir o pouco que sabemos sobre o mundo. Por outro lado, “especialistas” ignorantes que não veem mais do que alguns centímetros diante do seu nariz dizem que tudo é “cristalino”…

Pergunta: Ainda assim, por que os Cabalistas usam uma linguagem que eu não consigo entender? Por que eles não expressam tudo de forma detalhada, organizada? O que é todo esse “simbolismo”?

Resposta: Eles não têm outra escolha; acredite em mim, eles não querem confundi-lo. Pelo contrário, eles são como pais amorosos que se preocupam com seu bebê que finalmente nasceu tarde em sua vida. Como eles entendem a sua estrutura interna e também a estrutura espiritual, eles conectam você à essência interior do mundo, à verdadeira realidade. Eles precisam carregá-lo nos braços como um bebê, como um pedaço de “carne” que ainda não é um ser humano, até o próximo nível. Enquanto eles carregam, você cresce, acumula impressões, e experimenta ações e reações espirituais, até que eles o colocam no “campo” do mundo espiritual…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/03/13, “A Paz”