Como Podemos Justificar O Injustificável?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos justificar o Criador se vemos grandes sofrimentos, como aquele com pessoas que têm doenças terminais?

Resposta: É impossível justificar isso agora, porque não queremos mentir ou fingir para convencer a nós mesmos ou consolar os outros. Existem diferentes métodos psicológicos para influenciar uma pessoa, permitindo-lhe mudar seu ponto de vista com relação aos eventos trágicos em sua vida. Mas os Cabalistas dizem que a verdadeira mudança só é possível se a Luz que Reforma influencia a pessoa e muda seu estado.

O estado atual é o nível que a pessoa se encontra. Assim, ela vai olhar o que está acontecendo de forma diferente, vai sentir e compreender as coisas de forma diferente de acordo com um novo nível, que ela alcança graças à Luz que Corrige. Neste caso, a mudança não é porque aqueles a sua volta a confundiram e convenceram. Afinal, eles a estão enganando e não a deixam ver a verdade, como se lhe dessem um sedativo. Eles estão tentando mostrar-lhe que está tudo bem, e com isso mentem para ela e bloqueiam o seu caminho para a verdade.

Nós temos um método diferente. Nós não acalmamos, mas apenas apoiamos a pessoa, de modo que ela vai descobrir o seu ego. Nós a ajudamos a descobrir o seu ego e a lidar com ele.

A pessoa pode lidar com cada estado que enfrenta de duas maneiras: uma delas é desfocando de alguma forma o problema e confundindo-se, o que significa voltar-se para a religião, diferentes crenças e misticismo. Isto é o que todos fazem no nosso mundo.

Mas a pessoa pode fazer o contrário: abrir seus olhos, desejar mais, e começar a trabalhar para atrair a Luz que Corrige, de modo que esta a corrigirá. Então, a partir desse novo nível, a pessoa vê a imagem correta.

Como eu faço para atrair essa Luz? Ao justificar o que quer que aconteça, e que tudo isso vem de uma fonte: “Não há outro além Dele”. Eu quero descobrir a força superior, e nada mais do que isso.

Não é que eu simplesmente aceito o que acontece como um crente submisso, mas quero descobrir o superior. Eu entendo que todos os meus sentimentos são avisos do Criador, que quer que as criaturas O descubram e descubram que “Não há ninguém mais além Dele” e que Ele é “bom e benevolente”.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/03/13, O Estudo das Dez Sefirot