Como Nasce A Sensação De Exílio?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que valores o povo de Israel tinha antes da descida para o Egito, no momento em que ele estava lá e depois da partida do Egito? O povo sofreu algum tipo de mudança ou processo?

Resposta: Sim, eles desceram para o Egito já com uma intenção “a fim de doar”, como os patriarcas.

A entrada no Egito é obrigatória em todos os níveis espirituais, uma vez que a pessoa corrige apenas o que está dentro dela. Assim, primeiro ela sente o problema; sua descoberta é chamada “estar no Egito” ou o “despertar do Egito” na pessoa. O exílio significa que todos os desejos e pensamentos são egoístas, e ela sente isso. Se você dissesse a alguém hoje que ele é um egoísta e se encontra no Egito, ninguém iria entender isso.

O sentimento interior do Egito é a sensação de que estou no exílio. Se eu sou apenas um egoísta, eu sei disso e me orgulho inclusive de me beneficiar à custa dos outros. Isso não é chamado de Egito. Egito, como o exílio, representa meu desejo de ser libertado da propriedade de recepção para mim mesmo e subir para a propriedade de doação. No entanto, ainda não sou capaz disso. O sentimento de exílio nasce de uma falta de correlação entre o que é desejado e o que é.

Este é um estado muito elevado e complicado. Sentir-se no exílio egípcio não é fácil; é um grau espiritual. Se a pessoa quer alcançar a espiritualidade, ela chega a um grupo, aprende e se conecta com os amigos para passarem juntos do ódio ao amor. Então, de repente, eles se sentem no exílio porque seu desejo egoísta os domina.

De Kab TV “Cabalistas Escrevem: Noite do Seder da Páscoa” 04/03/13