Avanço Do Virtual Ao Espiritual

Dr. Michael LaitmanComentário: “Eu, o grupo, o mundo”. Enquanto esta imagem existe em nossa imaginação, o mundo sofre muito, exatamente como você disse há muitos anos. Mas, claro, isso não deve nos fazer felizes. É necessário ajudar as pessoas, apoiá-las, especialmente em nossa Convenção Europeia…

Resposta: Eu concordo totalmente. Em primeiro lugar, nós somos ordenados, “E amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Se eu devo me relacionar com as pessoas com amor, como posso ser feliz com seu sofrimento? Certamente, algo assim simplesmente não pode existir.

Por outro lado, quando nós olhamos para o que está acontecendo, nós precisamos apressar e dedicar tanta energia e tempo quanto possível para a disseminação. Eu espero que falemos sobre isso na Convenção. Portanto, é muito importante para nós levar a compreensão para a humanidade de que existe um método muito claro, concreto, simples e prático. Já hoje é possível implementá-lo e ver os resultados maravilhosos em poucos dias.

Nós sabemos quão rapidamente as pessoas mudam dentro da estrutura da educação integral desde a primeira palestra, o primeiro workshop. Se nós só pudermos dar-lhes o método, elas vão abrir os olhos e ver como tudo é simples. Nós estamos nos preparando para isso, e já temos algumas centenas de pessoas em vários países que estão prontas para ser professores e educadores.

De uma forma ou outra, o mundo não vai se desenvolver sem sofrer, mas estes já serão os sofrimentos de amor, quando juntamente com a força que empurra as pessoas por trás, uma força também as atrai para frente. Esta é nossa obrigação, nossa missão, mostrar-lhes o caminho.

Na verdade, eu já falei sobre esse estado há muitos anos, e sinceramente, todos os dias eu espero que elas comecem a nos ouvir. Por outro lado, o sofrimento certamente vai aumentar. Apesar de tudo isso, eu tenho grandes esperanças. Devido aos meios de comunicação, às reações de cientistas e políticos, eu vejo que o mundo mudou. Eles já estão começando a entender a ideia e compreender que hoje nós precisamos de um avanço, de um novo caminho.

Pergunta: Quanto mais a compreensão do mundo estiver conectada à forma como o grupo aprende, mais ele se une internamente. Apesar de tudo isso, nosso ego exige uma recompensa sob a forma de Convenções e, em geral, encontros sem fim. Não chegou a hora de um novo nível? Pois desta forma não podemos continuar reunindo o mundo inteiro. Alguém sempre permanecerá à margem e vai se sentir excluído. Não chegou o momento em que cada um de nós, dentro de si mesmo e, simultaneamente, no outro, chegará ao pensamento de que somos um todo, não só através da atividade física mútua, mas também com atividade interna? Nós precisamos estar juntos internamente.

Resposta: O mundo se desenvolve da “mecânica” simples para a eletrônica, o rádio e a televisão, os computadores, a rede virtual e depois disso, para uma rede espiritual. Nossa conexão mútua está se aproximando de sua forma espiritual.

Hoje o mundo está fazendo uma transição para conexão virtual, teleconferências, telefones e bate-papos. Agora nós temos que sair para tal nível de conexão, de modo que o mundo inteiro saberá nossas coordenadas em todos os segmentos da rede e terá a possibilidade de se conectar conosco, de forma fácil e correta.

Nós precisamos ser acessíveis a todos nesta forma virtual, de modo que a pessoa possa encontrar um grupo, uma sociedade, uma nova imagem da humanidade, uma correta conexão entre todos. É necessário que todos entendam como entrar, como ser incluído neste coletivo, como viver nele, como se sentir incluído numa conexão mútua. No momento em que a pessoa tiver um telefone celular em suas mãos ou ligar um computador, este ambiente virtual a abraçará, a atrairá para dentro e começará a agir nela, a atrairá cada vez mais para novos estágios de desenvolvimento.

No final, canais artificiais e linhas de comunicação já não serão necessários, pois nós vamos esticar fios de coração para coração. Este será o próximo nível, embora não possamos nos elevar a ele sem comunicações preliminares através destas redes.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/03/13, “Introdução ao Livro do Zohar