A Torá É Chamada De Linha Média

Rabash, Degraus da Escada, Artigo 19 “O Que a Torá, Sendo Chamada de Linha Média, Significa no Trabalho”: A pessoa deve acreditar que “não há outro além Dele” e que tudo que acontece conosco é feito pelo Criador. Antes de fazer qualquer coisa, nós devemos ter em mente que tudo o que temos é a escolha que nos é dada, já que “Se eu não fizer por mim, quem o fará?”. Em outras palavras, tudo depende do que nós escolhemos. No entanto, depois que nossas ações terminam, nós temos que chegar à conclusão de que tudo está sujeito à governança superior e que não há nada que nós mesmos façamos.

Nós temos que acreditar que é o Criador quem nos dá os desejos e aspirações para fazer boas ações. No entanto, por ora, enquanto ainda permanecemos indignos, nós estamos proibidos de sentir que é o Criador que nos obriga a realizar boas ações. É por isso que o Criador Se oculta na vestimenta da intenção “Lo Lishma” (não em Seu nome).

Em outras palavras, o Criador Se oculta na “vestimenta” dos nossos amigos.

Se nós não queremos levantar e ir para as aulas, então o Criador Se oculta no “traje” dos nossos amigos e nos obriga a nos levantar independentemente da nossa fadiga, já que, de repente, percebemos que todos ao redor verão nossa fraqueza. O comando do Criador não nos energiza o suficiente para despertar-nos. O Criador não nos obriga e nós provavelmente gostaríamos de ficar na cama, mas os nossos amigos nos fazem levantar e ir para a lição.

O mesmo se aplica a tudo: nós não somos capazes de permanecer fortes e cometer boas ações, se o único que nos obriga a agir assim é o Criador, embora se somos obrigados a agir por outras pessoas,  sentimos suficiente poder para agir com a intenção de Lo Lishma.

A pessoa tem que acreditar que “não há outro além Dele,” isto é, que é o Criador que a força a executar boas ações. No entanto, a pessoa ainda não é digna de reconhecer que é o Criador que a obriga e que ela ainda está enganada pelo fato de que o Criador “Se veste” em seu entorno e a governa através da parte de trás.

É por isso que após cada ação que fazemos porque o nosso entorno nos obriga a agir, nós devemos concluir que foi o Criador quem organizou esta situação para nós e que Ele Se veste nas vestimentas que são essenciais para nós. Agora nós devemos agradecer ao Criador por ser a fonte do nosso desejo de realizar boas ações através de vestir-Se nas circunstâncias de nossas vidas.