A Linguagem De Comunicação Com O Criador

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz”, Esclarecimento da frase da Mishná: “Tudo está em Depósito, e uma Fortaleza se Espalha Sobre Toda a Vida”: Tudo está em depósito, e uma fortaleza se espalha sobre toda a vida. A loja está aberta e o lojista vende a prazo; o livro é aberto e a mão escreve. E todos os que desejam tomar emprestado podem vir e tomar emprestado, e os coletores retornam regularmente, dia-a-dia, e recolhem da pessoa consciente e inconscientemente. E eles têm em quem confiar, e o julgamento é verdadeiro, e tudo está pronto para a festa.

Pergunta: Será que a frase “e o julgamento é verdadeiro”, refere-se ao julgamento da alma?

Resposta: É claro. Nós nos aproximamos pelos atributos de Din (julgamento) e Misericórdia, pelo sentimento de “amargura” e “doçura”. Eles ensinam e nos desenvolvem para que possamos ser capazes de sentir o Criador. Ele é o único que nos mostra a atitude de “amargura” ou “doçura”, ou seja, Ele fala a “língua” que podemos entender. Da mesma forma, os pais têm que explicar as coisas para uma criança de várias maneiras, quer sejam agradáveis ou não.

Embora não se refira à “linguagem” real de prazer e sofrimento, é graças a eles que eu chego a uma adesão interior entre as duas partes que estão aparentemente atrás de mim.

Há algo no Criador, e Ele quer criar algo semelhante na criatura. Então, Ele cria em Si mesmo e na criatura um sistema de comunicação que é a Sua “linguagem”, que usa termos de recepção e doação.

Tudo isso é para que possamos de alguma forma trabalhar a conexão interna mútua entre as nossas partes iniciais. Elas não podem se conectar sem um “adaptador” especial, sem uma “linguagem” de prazer e sofrimento, “amargura” e “doçura”, verdade e mentira, doação e recepção.

The Language Of Communicating With The Creator

Então, ali, não há mais recepção ou doação, mas sim algo que é mais profundo e interno, que não podemos descrever em palavras.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 08/03/13, “A Paz “