A Conexão Que Destrói O Mal

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz”: E você descobre que todas as sementes das quais os estados bons crescem são apenas as obras corrompidas, ou seja, que todos os males que vêm das mãos dos ímpios na geração se juntam e se acumulam numa grande soma, até pesarem tão fortemente que o público não pode mais suportá-los. Então, eles se levantam, arruínam, e criam um estado mais desejável.

Se eu quero avançar corretamente, eu tenho que participar da destruição do mal através de ações concretas ao longo do caminho. Essas ações se resumem a um ato mais eficiente, que é a conexão entre os amigos. É a conexão que destrói o mal.

Pergunta: O que significa que o mal surge durante a conexão?

Resposta: Isso mesmo. O verdadeiro mal só é revelado quando eu quero me conectar com outras pessoas e vejo como sou rejeitado por elas e quanto as odeio. Eu sou atraído a elas e isso me repugna e eu sinto rejeição. Esta é a inclinação ao mal e esta é a única coisa que temos que corrigir. Tudo o resto são sentimentos animalescos.

Afinal de contas, Adam, o ser humano, é apenas a pessoa que é atraída à conexão com os outros. A resposta negativa à conexão é a inclinação ao mal que eu corrijo e transformo na inclinação ao bem.

Minha primeira inclinação é estabelecer uma conexão com o grupo e com os amigos. Então eu sinto que não quero estudar nem fazer mais nada. Em vez disso, eu sinto o endurecimento do coração; eu estou cansado de tentar, “Quanto tempo mais? Eu não vejo nada de bom nisso…”. Esta é a inclinação ao mal, o Faraó em mim, onde eu tenho que trabalhar agora. Seu mal é que ele se opõe à conexão.

Por outro lado, o resultado da conexão é chamado de “Criador – Bo-Re”, que significa “venha e veja” (Bo – venha e Re – veja, em hebraico). Se eu me conectar com todas as almas, ou com algumas delas, na conexão entre elas eu descubro o Criador. Em outras palavras, eu alcanço a conexão e lá descubro o resultado.

Enquanto isso, eu me sinto mal porque o meu desejo é extinto e eu durmo e não vejo razão em mais nada, nem neste mundo, nem no outro mundo. Nada mais é digno de esforço. Agora, quando eu sinto o endurecimento do coração, eu tenho que encontrar o poder de agir, para elevar MAN, uma solicitação.

Portanto, como se faz isso se eu já quero receber um comprimido para dormir para o resto da minha vida? Aqui nós temos um ambiente para nos ajudar a despertar. Este ambiente faz duas coisas:

Primeiro ele “enterra” minha inclinação ao mal.

Segundo, quando nós nos conectamos, e juntos subimos à Santidade, nós pedimos a força de doação por meio da oração coletiva com todas as nossas forças.

Portanto, a inclinação ao bem só pode ser revelada no grupo. Assim, eu recebo de Cima a boa força, a força de doação que me une com os amigos e o Criador.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/o3/13, “A Paz”