Uma Necessidade Universal

Dr. Michael LaitmanPergunta: Hoje os donos de empresas já devem ter adivinhado que o mais valioso capital humano é o conhecimento coletivo e as habilidades, e eles querem usá-lo. Eles entendem isso, pois a própria mente entende isso, que estruturas hierárquicas rígidas devem dar lugar àquelas flexíveis e autorreguladoras.

Mas na Rússia, por exemplo, as pessoas estão acostumadas a uma hierarquia muito rígida: o “tzar-pai,” o chefe de família, o proprietário do negócio. Vale a pena mudar para uma nova estrutura? As pessoas vão querer a autorregulação?

Resposta: Se as pessoas querem ou não, não depende delas. A natureza muda gradualmente as necessidades humanas, e é por isso que elas ainda terão que chegar lá.

Agora é a hora de estabelecer esses valores. As pessoas veem que não sabem como organizar a vida; há devastação, luta pela sobrevivência, contas enormes, fricção, poder e pressão. Tudo o que pode ser substituído por relações normais é controlado pelas estruturas de poder do crime ou do estado.

Eu não culpo ninguém; é apenas um período de transição. Mas, em princípio, o caminho para o futuro reside na escolha: ou aguardamos a natureza impiedosamente colocar pressão sobre nós, obrigando-nos a mudar, ou vamos nos adaptar conscientemente ao sistema integral da natureza.

Aliás, a este respeito, a Rússia não está longe dos EUA. Os americanos são grandes individualistas. Eles não levam as outras pessoas em conta e abertamente podem fazer tudo o que quiserem. Se for rentável fazer, então eu vou fazê-lo; vou até usar os outros como trampolim apenas para ganhar. E o lado que perde tudo entende que é a lei do negócio cruel, que também tem raízes na Rússia.

Assim, neste contexto, ambos os países são semelhantes entre si. É por isso que eles terão que se submeter a um sério reajustamento de valores e entrar num novo sistema. Será muito difícil, especialmente para os EUA.

É um pouco mais fácil para a Europa porque ela tem uma cultura diferente, há uma conexão entre as pessoas e isso as suaviza.

Os russos também têm uma conexão interna, “Somos um povo, somos uma comunidade”, e é por isso que sua transição poderia ser mais fácil. Mas eles ainda precisarão da educação integral.

Eu devo dizer que o povo russo é muito aberto a isso. Eles são inclinados à educação. A TV, a mídia, tudo isso está pronto para ser dirigido desde cima. Se o governo aceitar a ideia de avançar para uma equivalência com a natureza como uma necessidade universal e começar a implantar isso, então os russos terão sucesso rápida e facilmente; isso é declarado no topo e aceito na parte inferior.

De Kab TV “Segredos Profissionais” 05/02/13

Comente