“Tempo Da Ciência Aproveitar O Poder Político”

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (da NewScientist): “Em seus sonhos mais extravagantes, você poderia imaginar um governo que constrói suas políticas sobre evidências científicas cuidadosamente reunidas? Um governo que publica a lógica por trás de suas decisões, completa com dados, análises e argumentos de apoio? Bem, não sonhe mais: é para onde o Reino Unido está se dirigindo”…

“O que mudou agora é que a elaboração de políticas está finalmente se tornando uma possibilidade prática. Isso se deve principalmente à abundância de dados acessíveis e à facilidade com que novos dados relevantes possam ser criados. Isso apoiou o desejo de se afastar da política baseada em palpites”…

“‘A maior necessidade talvez seja a previsão. Ministros muitas vezes precisam de respostas instantâneas e, às vezes, os dados simplesmente não estão disponíveis. Lá se vai qualquer esperança de políticas baseadas em evidências”.

“‘Os prazos de tomada de decisões políticas e do recolhimento de provas não correspondem’, diz Wiles Paulo, criminologista da Universidade de Oxford e ex-conselheiro científico do Ministério do Interior. Wiles acredita que, para contornar isso nós precisamos prever as questões que o governo deverá enfrentar na próxima década. ‘Nós provavelmente podemos chegar a 90 por cento delas agora’, diz ele”.

Meu comentário: É claro, tudo isso são desculpas porque a política não é uma tomada de decisão racional, mas sim a promoção de objetivos pessoais egoístas. Métodos científicos de processamento de dados e de tomada de decisão não levam a nada de bom, porque o egoísmo humano está no final deste processo, e vai fazer de tudo para pender as decisões a seu favor. Assim, antes de tomar decisões objetivas, você deve tornar a pessoa objetiva.