Saltar Sobre A Ocultação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Do que depende a capacidade de uma pessoa de vencer a guerra contra seus inimigos internos?

Resposta: Em primeiro lugar, nós podemos estar falando de pessoas que já despertaram para buscar a verdade e que sentem a necessidade de encontrar o Rei e voltar a Ele. O ponto que desperta no coração de uma pessoa é o mesmo ponto de tristeza por perder o “escudo e a espada”, que em certo ponto foram dados a nós como um presente pelo Criador. Isto significa que a pessoa que já teve uma Masach (tela) sobre os vasos de doação e os vasos de recepção na espessura (Aviut) nas fases da raiz, primeira e segunda, e agora esta Masach desapareceu.

Apenas uma centelha desta Masach é deixada numa pessoa, um sentimento de que outrora ela tinha esse poder e que pode tê-lo, pode ser capaz de doar e que quer doar. Este é o “posterior”, Nefesh de Kedusha; eu não alcanço a espiritualidade, mas sinto que posso alcançá-la, tenho uma espécie de anseio inconsciente por ela, fortes anseios.

Uma centelha é a parte menor, mais quebrada e corrupta do “escudo e da espada”, que já foram dados anteriormente a uma pessoa pelo Criador. A centelha inclui tanto a Luz de Hassadim quanto a Luz de Hochma, e as Masachim (telas) sobre elas. É como as Reshimot (genes espirituais), que incluem toda a realidade.

Então, se tal centelha existe numa pessoa, ela pode atingir a espiritualidade. Ela só não tem os meios que ajudam a amarrar sua centelha à Luz. Isto é feito pelo grupo: o grupo nos faz sentir a importância da meta, e nada além disso é exigido de uma pessoa. O principal é que ela deva sentir constantemente a necessidade de exigir a Luz que Reforma, a fim de se identificar com o Criador.

Nós temos que receber do grupo o sentimento da importância da espiritualidade, uma vez que estamos num estado de ocultação. O grupo acrescenta as condições necessárias para o nosso estado que parecem nos permitir dar um salto acima da ocultação, como se sentíssemos a grandeza do Criador. É evidente que essa é uma grandeza apenas imaginária, não real, mas você se aborda esta mentira conscientemente, entendendo muito bem que este é um jogo e que você não tem outra escolha,

Estas são as condições que nos foram dadas durante o tempo de preparação e é sobre isso que se diz: “Você trabalhou e encontrou!”.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 31/01/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente