Quem É Atraído À Terra De Israel?

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Discurso Para a Conclusão do Zohar“: A prova é que alguém que é atraído para os segredos da Torá também é atraído para a terra de Israel.

Isso acontece de acordo com as leis da raiz e do ramo. Todos os mundos são dispostos de acordo com o mesmo “padrão”, e a diferença entre eles não está no sistema, mas na “matéria”. Podemos, por exemplo, construir uma casa de blocos de Lego ou construir uma estrutura mais sofisticada para uma exposição, de plástico ou de madeira, pedras ou concreto… Na verdade o mundo inteiro é a nossa casa.

Portanto, a mesma lei aplica-se nos mundos superiores. Lá, as peças são de materiais diferentes, mas as relações externas entre elas são as mesmas. A estrutura do mundo inferior tem a mesma estrutura do mundo superior; em ambos os mundos, sentamos e estudamos a sabedoria da Cabalá.

Nesse sentido, a maneira que nós ansiamos pelo desejo de doar na espiritualidade é o mesmo em nosso mundo: as pessoas com o ponto no coração anseiam pela Terra de Israel e por nenhum outro lugar. Elas se sentem bem neste lugar. O que as pessoas com o ponto no coração podem cumprir e realizar aqui, não podem realizar em nenhum outro lugar. Naturalmente, procuramos superar as distâncias que nos separam, as diferentes línguas e outras diferenças no trabalho coletivo do grupo global, mas somos ainda atraídos para esta terra.

Quanto aos outros habitantes de Israel, encontraram-se aqui não de acordo com a chamada do seu coração, mas como resultado de muitos movimentos no “tabuleiro” global. Eles vão despertar com a nossa ajuda, mas não têm a inclinação e não são atraídos para isso. Dê a uma pessoa bastante dinheiro, e ela vai deixar esta terra. Em geral, como diz o Baal HaSulam, a nação de Israel é como um saco de castanhas, e esta nação vive aqui já que é forçada por circunstâncias externas e não por causa de uma atração interna.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/02/13, “Discurso Para a Conclusão do Zohar