Quanto Mais Duro O Material, Mais Precisa A Sua Forma

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Um Discurso para a Conclusão do Zohar“: Em vez disso, nós entendemos a Dvekut (adesão) como equivalência de forma entre dois objetos espirituais, e entendemos a separação como disparidade de forma entre dois objetos espirituais.

Pergunta: O que é a “equivalência de forma”?

Resposta: Há duas categorias: interna e externa. Por exemplo, eu vejo diferentes estátuas. Uma é feita de mármore, outra de gesso, uma terceira de argila, e outras de granito, de plástico, e assim por diante. Todas têm a mesma forma exterior, mas o material é diferente.

Da mesma forma, também precisamos atingir uma equivalência de forma. Primeiro, o seu material – o que significa quem você é e o que você é – se revela na forma de algodão, lã ou barro, e com esse material você esculpe uma imagem superior. O seu “material” são seus atributos: seus desejos, pensamentos, tudo que você é internamente.

Então, você cria a imagem do superior a partir de um material mais duro, e embora seja menos flexível, você pode criar formas mais precisas. Cada vez, o material fica cada vez mais duro, até chegar ao material mais duro, e, consequentemente, chegar a uma equivalência muito mais precisa com o superior. Será a precisão total, uma equivalência completa de forma, adesão.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/01/13, Escritos do Baal HaSulam