Quando Você Ficar Sem Combustível

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando eu encontro pessoas ultimamente, vejo que elas não estão buscando sucesso como faziam antes e não estão tentando conseguir algo. É como se o ego parasse de crescer e está inclusive indo para trás; as pessoas decidem ter menos, por que é assim?

Resposta: Não é uma pergunta simples. Por que o ego parou de crescer? Além disso, por que o ego “admite e desiste”, ficando mais fraco? Será que realmente fica mais fraco?

A questão é que o ego muda; ele se torna “redondo”, integral. Nós estamos nos movendo de um tipo de ego (individualista, simples e “direto”, com a abordagem “agarre tanto quanto você pode”) para outro tipo de ego que não compreendemos ainda. Ele ainda não foi totalmente revelado em nós. É um tipo de ego integral que é acompanhado por uma conexão mútua geral. Nós já o sentimos e não sabemos como gerenciar e lidar com ele.

Até agora nós desenvolvemos tecnologias, ciência e conhecimento, mas agora é hora da realização, que se caracteriza por um novo tipo de desejo. Antigamente o mundo era dominado pelo poder, depois pela tecnologia, e depois foi a vez da ciência. Por fim, a informação se tornou a chave, e agora o mais importante é a compreensão. Todos os métodos anteriores, não nos ajudarão mais; eles deixarem de ser eficazes.

Isso nunca aconteceu antes. Todos os níveis anteriores eram utilizados para apoiar os novos e mais avançados níveis, mas hoje é diferente. É como se tudo o que conseguimos se foi, deslizando entre nossos dedos, não causando qualquer resposta interna. É realmente assim. É porque o “mundo” são os vasos (desejos) com as Luzes neles. Estes vasos desaparecem e gradualmente se transformam em vasos diferentes. Pela primeira vez não há um atributo discreto que é revelado neles, de um vaso e outro vaso, mas a conexão com as primeiras dez Sefirot, o primeiro nível espiritual.

Por isso, não conseguimos identificar esse estado. Não temos o necessário padrão interno de percepção, o “sensor”, o sentido correto que nos permite ver a nova realidade. Assim, as pessoas param a sua busca e nada mais as atrai. Elas sentem o resultado do processo: o vaso começa a “arredondar” para se conectar com todas as dez Sefirot.

Pela primeira vez revelou-se o primeiro nível do mundo superior, por enquanto nos vasos posteriores, mas isso já está sendo revelado. Por sermos incompatíveis a ele, encontramos o vazio, e o sofrimento vai crescer mesmo se não aprendemos a nos adaptar à realidade. Esta situação pode realmente fazer as pessoas se sentirem impotentes, não querendo nada, não querendo trabalhar, enquanto a alma se sente sem esperança e a pessoa sente desespero.

O avanço linear nos permitiu encontrar um substituto para algo que tínhamos perdido a esperança. A força de proteção do ego ainda nos empurrava para frente. Mas hoje, muitos não têm a energia para se levantar de manhã e começar um novo dia, “eu não preciso de nada e tudo o que será, será”. Na verdade, isso decorre da desorientação na rede de conexão global que está sendo revelada agora. A pessoa ainda não sente a rede, mas vê que os vasos anteriores não funcionam mais. Esta é realmente uma situação muito triste…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/02/13, “Discurso Para a Conclusão do Zohar