Quando A Doação Está Além Das Minhas Forças

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa a “oração de um indivíduo”?

Resposta: A “oração de um indivíduo” é o esclarecimento de uma pessoa. Em geral, a pessoa pode realizar uma “oração de um indivíduo” ou uma “oração coletiva”. A “oração” é uma deficiência que eu descubro no meu coração. Mas eu a descubro intencionalmente, primeiro esclarecendo a oração, que é chamado de “oração antes de uma oração”. Neste nível preliminar, eu faço muitas correções para chegar à especial deficiência interna que será compatível com a quantidade de Luz que está diante de mim e que eu quero adquirir.

Eu a adquiro, a compro pagando com o meu esforço, minha força, minha deficiência, através do meu “apetite”. É como se eu entrasse numa padaria e “congelasse” na frente de um bolo maravilhoso. Mas eu sou colocado numa balança, minha deficiência é medida, e me dizem:

– Você tem uma deficiência de apenas 150 gramas e este bolo vale meio quilo, de modo que você não pode comprá-lo.

Então, minhas papilas gustativas são examinadas por um sensor especial, e me dizem:

– Seu paladar não funciona. Na verdade, você quer peixe e não um bolo. Os dois não podem sequer ser comparados, volte outra hora quando você tiver a quantidade e a qualidade certa para o bolo, e então você vai receber.

Portanto, eu preciso de uma deficiência pela doação. Onde eu posso comprar essa deficiência em nosso mundo, a fim de chegar à “loja” do Criador com ela e comprar esse “bolo”? Onde posso conseguir o dinheiro para comprar o bilhete com o qual posso entrar na doação? Isso já é “uma oração antes de uma oração”; eu penso constantemente na deficiência (em quantidade e qualidade) que devo ter, pois, caso contrário, não tenho um vaso real.

Se eu compreendo todo esse processo, então há uma “oração de um indivíduo” e uma “oração coletiva” nele. Mas estes são apenas nomes. Na verdade, eu sempre oro por mim, eu sou sempre um, e não há nada além de mim. Mas eu quero ligar e conectar aqueles que estão aparentemente externos a mim: todos os meus desejos e pensamentos que foram jogados fora pelo ego e que parecem estar espalhados de acordo com a corrupção no meu vaso. Eu quero trabalhar acima desta “espessura” (Aviut) do desejo, e, portanto, sou atraído à “oração coletiva”, querendo vê-los como uma unidade completa…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/ 02/13, Um Discurso para a Conclusão do Zohar”