Por Que As Sociedades Declinam?

Dr. Michael LaitmanOpinião (Victor Davis Hanson, historiador militar americano, colunista, ensaísta político, e ex-professor de clássicos): “Por que as sociedades, antes bem sucedidas, fossilizam-se e declinam?

“Centenas de razões têm sido invocadas para a queda de Roma e o fim do Antigo Regime na França do século XVIII. As razões vão desde a inflação e excessivos gastos de recursos até a invasão inimiga, à medida que os historiadores tentam entender o colapso repentino de Micênios, Astecas e, aparentemente, dos Gregos modernos. Na literatura, desde Catulo até Edward Gibbon, riqueza e lazer — e quem recebe mais de ambos — mais frequentemente do que a pobreza e a exaustão, implodiram a civilização.

“Um tema recorrente parece consistente na literatura Ateniense na véspera da tomada da cidade pela Macedônia: disputa social sobre cortar um bolo que encolheu. Discursos Atenienses daquela época fazem referência frequente às ações judiciais sobre propriedade e herança, evasão de impostos e falsificação de elegibilidade para esmola. Após o fim da República Romana, a literatura Latina reacionária — dos gostos de Juvenal, Petrônio, Suetônio e Tácito — aponta para ‘pão e circo’, assim como riqueza excessiva, corrupção e governo instável.

“Para Gibbon e recentes estudiosos franceses, ‘Bizantino’ se tornou uma descrição pejorativa de uma burocracia grega instável que não podia taxar suficientemente produtores desaparecidos para sustentar um número crescente de burocratas. Na antiguidade, inflacionar a moeda produzindo moedas de bronze baratas foi muitas vezes a maneira favorita para pagar as dívidas públicas”.

Meu comentário: Tudo se repete porque nosso egoísmo tem reinado em nós desde o dia do aparecimento do homem na terra. Mas hoje estamos falando abertamente sobre um novo estado de desenvolvimento do indivíduo e da sociedade: o estado de “uma família” que ocorrerá 1) involuntariamente através do sofrimento ou 2) fácil e agradavelmente por perceber a necessidade.

Comente