Perigosas Transações Fictícias

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Carta 47: Portanto, afastem-se de todas as transações (relações) fictícias, e prestem atenção para pensar e vir com as invenções corretas para conectar seus corações como um só coração … e comecem a se conectar amorosamente na medida certa, e vão encontrar um gosto nisso.

Pergunta: O que são “transações fictícias”?

Resposta: Transações fictícias são todos os tipos de esforços que não são destinados a atingir a meta espiritual. Isto inclui qualquer esforço que esteja acima do esforço para fornecer ao corpo as necessidades básicas e dedicar o resto para atingir a meta.

Qualquer esforço que esteja um pouco fora dessa faixa é fictício, o que significa que só parece que você vai ganhar com isso, mas na verdade, ele imediatamente empurra você para o caminho do “em seu tempo” (Beito), o caminho do sofrimento.

Dangerous Fictitious Dealings

Parece que há uma meta espiritual diante de mim (!), e se eu trabalhar por ela, vou ganhar algo. Eu me esforço e ganho com isso. Se for uma meta real, ou seja, que está no caminho para o Criador, então eu trabalho corretamente.

Mas essa meta não pode ser dirigida ao Criador (!), e eu não sei a direção certa, e parece que essa meta é real. Se eu invisto minhas forças nela, em troca, eu recebo sofrimentos que me empurram por trás, em vez de um ganho. Estes são chamados de “transações fictícias”.

Parece que eu lucro com eles e que anseio pela verdadeira meta. Mesmo o lucro material: lucro físico, dinheiro, respeito, conhecimento, todos estes, no final, levam-me, depois de muitos esforços ao longo do caminho, para um vazio, para sofrimentos.

Esta meta fictícia, as transações fictícias, podem ser muito complexas e complicadas. Pode levar de 30 a 40 anos para que eu finalmente perceba que a meta era fictícia. Não é apenas um negócio e pode muito bem ser muitas transações. Tudo que você faz além das necessidades básicas do corpo pertence a estas transações fictícias.

Lidar com as necessidades básicas é uma obrigação, já que você não tem escolha. Toda a sua atenção, 100% dela, deve ser focada numa direção: no Criador. Então, na medida em que você tem que se esforçar por sua família, já é uma necessidade, porque todo o seu pensamento estará focado no Criador.

Não está claro que essa meta é fictícia. É uma grande questão para você. Mesmo que você esteja racionalmente ciente disso, você não concorda com isso emocionalmente. Então você se encontra numa luta interna, sem saber o que fazer. Você faz diferentes concessões, perdoa diferentes fraquezas pequenas, pensando: “Bem, não importa, eu estava um pouco distraído”. Transações fictícias aparecem de várias maneiras diferentes.

Portanto, como podemos esclarecer quais relações são fictícias? Tudo o que não se relaciona com o grupo, o professor, o estudo, a disseminação, a inclinação à unidade com o Criador, são todas transações fictícias! Se você concentrar todos os seus esforços na meta, as preocupações da família também estarão incluídas nisso. Então, você descobre que o Criador dispôs todas essas coisas para você da forma mais perfeita. Mas só se a sua família não se opõe ao seu caminho e permite que você estude.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/02/13, Escritos do Baal HaSulam