Perder-se Nos Outros

Dr. Michael LaitmanPergunta: Durante o processo de jogos integrais, um novo tipo de relação social é praticado. O que significa estar “integrado nos outros”?

Resposta: Significa que eu não aspiro a “entrar” em outra pessoa, mas procuro nosso componente mútuo, integrado.

Eu estou interessado no grupo como uma saída do atual sentimento egoísta (“eu”) para o sentimento altruísta (“nós”), onde o meu ego fica perdido, onde eu paro de pensar em mim mesmo, e penso em nós, onde eu resolvo problemas apenas de acordo com as nossas relações.

É apenas um exercício e treinamento para criar as pré-condições destes sentimentos, desejos e intelecto mútuo dentro de mim.

Durante as discussões eu não estou envolvido em criticar os outros, ou em analisar suas respostas, mas tento subir acima do meu ego e da minha compreensão, agarrando todos como “nós”, ou seja, como se estivesse integrado em todos, para desta forma, criar uma saída de mim mesmo.

Não é a opinião deles que me interessa, mas a saída de mim mesmo, obtida através da prática do trabalho em grupo.

Eu ouço a opinião de todos no círculo composto de 10 pessoas e tento me conectar com a opinião de cada um, para compreendê-la como minha. E as nove respostas, exceto a minha resposta sobre alguma questão, me permitem estar constantemente fora de mim. Na minha vez, eu dou uma resposta de acordo com as opiniões dos outros, apenas acrescentando a eles.

Em princípio, não importa quais perguntas são feitas e que respostas são dadas. Esta técnica foi projetada para começar a sentir como alguém consegue se elevar acima de si mesmo. Eu tento aceitar cada opinião como minha, acima da minha opinião, e tento calibrar, anular o meu dispositivo analítico.

Não importa a que conclusão nós chegamos. O que importa é que cada um de nós se eleva acima de si mesmo.

De KabTv “Mundo Integral”, 27/11/12