Onde Estão Vocês, Homens?

Dr. Michael LaitmanOpinião (Mikhail Reshetnikov, Professor, Reitor do Instituto Europeu de Psicanálise, St-Petersburg): “Cientistas falam sobre questões sociais – o surgimento de um novo tipo de homem: um híbrido do filho mimado e do vaqueiro, lutando por um espaço debaixo do sol. A preocupação é causada não por sua infantilidade, mas pela tendência a ser agressivo no desejo de sucesso.

“Na antiga URSS, o Estado tomava decisões e fazia tudo em vez das pessoas. Desde o momento em que o Estado deixou de ser o ‘pai’ poderoso, os próprios homens devem carregar todo o fardo de estabelecer a sua própria vida. Na sociedade ocidental antes da crise, tudo era claro e bem dividido.

“Mas hoje, a educação pela família está perdida; 50% das famílias são de pais solteiros; os pais e os educadores são substituídos pela TV e Internet, que promovem o comportamento agressivo, o desejo de vencer pela força e a qualquer custo. Os jovens não têm uma imagem positiva do futuro. Na crise da sociedade moderna, nós perdemos a visão da escada social – um grau e conhecimento não ajudam a avançar. E mesmo uma crise maior está a frente”!

Meu comentário: Somente a educação nos ajudará a apoiar os jovens, para preenchê-los com uma boa atitude para a vida e o mundo, para mostrar outros valores além dos materiais, para incutir o desejo de receber satisfação da comunicação, da revelação da existência superior, com uma distribuição equitativa e justa onde não há espaço para luta e competição. A Natureza só nos deixou oportunidades para este cenário de vida. Nosso sucesso depende de quanto podemos nos encaixar neste modelo.