Olhe No Lugar Certo E Você Vai Encontrar

Dr. Michael LaitmanRabash, “Volta, ó Israel, ao Senhor teu Deus”: O que significa que o Senhor cura os corações quebrados (partidos), pois sabemos que a principal coisa numa pessoa é o coração, que “um coração” é o vaso que recebe a Santidade do Alto. É assim como nós aprendemos a partir da quebra dos vasos, o que significa que se um vaso se quebrou, ele não pode conter nada que é colocado nele. Além disso, se um coração está quebrado, significa que o desejo de receber domina o coração e assim a abundância não pode entrar, pois tudo o que o desejo de receber recebe vai para as cascas e isso é chamado de “quebra do coração”.

O Criador não pode ajudar uma pessoa a menos que o coração sinta que está quebrado, já que até então, não há ninguém para ajudar. O coração é quebrado de uma só vez, mas nós o corrigimos em pequenas partes, e este é realmente um grande alívio no nosso trabalho. Afinal, não temos que fazer grandes esforços para corrigir tudo de uma só vez a partir do nosso atual estado egoísta direto ao mundo de Ein Sof (Infinito).

Em vez disso, podemos realizar uma correção gradual, em pequenas porções, como se estivéssemos transferindo o tesouro do rei, movendo uma moeda de cada vez, de um lugar para outro. Ainda assim, é difícil para nós realizar o primeiro movimento, uma vez que significa se mover com a intenção oposta: de “a fim de receber” para “a fim de doar”. Portanto, isso não pode ocorrer a menos que esclareçamos nossos desejos e intenções, diferenciemos os desejos e as intenções, entendamos o que está em nosso poder e o que não está, e onde está a nossa parte e onde não está.

Nós devemos esclarecer tudo isso para que possamos discernir exatamente o que significa um coração quebrado, e exatamente o que precisa ser corrigido. Leva um longo tempo para esclarecer este discernimento. Isto é porque nós esquecemos este grupo, os outros, e o fato de que o desejo tem que ser coletivo. Todo mundo começa a pensar em si mesmo, em como se sente por dentro, e isso não tem nada a ver com o coração quebrado.

O coração está quebrado, uma vez que não consegue se conectar com os outros. É disso que se trata a quebra, mas nós não pensamos assim. Tentamos imaginar nossa quebra pessoal, e leva muito tempo até que a localizemos corretamente. Quando isso acontece, torna-se claro que é um problema simples e concreto que precisa ser corrigido.

É preciso muito trabalho para o vaso entender que nada pode acontecer com ele individualmente, mas apenas coletivamente, que é apenas parte do vaso geral e uma parte da Luz. Mas quando há um diagnóstico, não há necessidade de chamar o médico e imediatamente ver como a correção e o preenchimento surgem naquele lugar.

Portanto, é muito importante que alcancemos o pensamento geral, o sentimento geral, de modo que todos sintam que estão num campo de força da garantia mútua. Toda a nossa busca é feita num lugar totalmente errado. Nós estamos buscando dentro de nós mesmos em vez de procurar entre nós, e, assim, todos os nossos poderes vão para o lixo.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 13/02/13

Comente