O Que Eles Esperam De Um Messias?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Milhões de pessoas no mundo estão esperando o Messias. Por que os Cabalistas não explicam desde o início o significado do conceito de “Messias”?

Resposta: É impossível explicar isso às pessoas. Vou tentar explicar isso para você e você vai tentar passá-lo a outros.

Nós estamos num grande mundo, uma realidade enorme, mas nós só captamos uma pequena parte dele que é chamada de “este mundo”. Vida e morte, tudo acontece nesta pequena área chamada de “universo”.

Tudo depende da consciência. De modo geral, nossos corpos pertencem ao nível animal, mas o certo é que hoje, nós nos identificamos com ele: o alimentamos, lavamos e colocamos para dormir; em suma, nós constantemente nos preocupamos com ele.

Essa é a maneira que eu sou construído, enquanto meu corpo vive e é saudável. E se eu fico doente, então eu me sinto mal, e se ele morre, eu também morro com ele, uma vez que me parece que nada existe além disso.

Mas chegou o momento em que podemos desenvolver nossa consciência e nos elevar acima do corpo para não sentir a vida nele e ver o mundo através dele. Esta nova percepção mais ampla, superior, mais não é limitada pela estrutura do corpo e é chamada de “consciência integral”. Com a ajuda da conexão com os outros, eu subo acima do meu corpo físico, e por meio da conexão entre nós eu começo a sentir a realidade num sentido muito mais amplo. Ela é percebida não apenas dentro do meu corpo, mas também dentro de vários corpos juntos, na conexão entre nós. Eu sinto todos nós como um novo corpo.

Costumava ser só eu, mas agora nós estamos construindo diferentes tipos de conexão entre nós a tal ponto que começamos a viver uma nova vida mútua num único sistema, todos juntos. Em vez de uma existência pessoal isolada e limitada, cada um sente a vida do nosso corpo espiritual geral, ou alma.

E a maneira de sentir isso só agora está se abrindo diante de nós. Se eu sinto mais o que está dentro da alma do que o que existe em meu corpo físico, então eu sinto a mim mesmo dentro deste novo corpo espiritual. Na verdade, em ambos os casos nós estamos falando de desejos, mesmo que estes desejos sejam mútuos e encontrados “acima da razão”, eles já são desejos de doação. Isso é porque eu sou como todo mundo que se encontra acima do meu corpo que é coberto pela Masach (tela).

Desta forma, nós entramos numa nova realidade, um novo mundo, adquirimos novos valores, e medimos a vida e a morte de maneira diferente, bem como a saúde, doença, etc.

What Do They Expect From A Messiah?

Esta transição, da sensação de dentro de mim para a sensação de mim mesmo desde fora, está longe de ser simples e é realizada com a ajuda de uma força especial. Ela me puxa (da palavra hebraica “Moshech“- ser puxado) da consciência interna para a consciência externa. Por isso é chamada de Messias. Para alcançá-la, a pessoa realmente precisa se esforçar.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/02/13, Um Discurso para a Conclusão do Zohar”

Comente