O Primeiro Nível Da Eternidade

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Liberdade”: Portanto, eles foram certamente libertados do anjo da morte, porque a morte é necessariamente uma ausência e negação da existência de determinado objeto. Mas só enquanto há uma centelha que quer existir para seu próprio prazer é que é possível dizer sobre isso, que essa centelha não existe porque se tornou ausente e morreu.

No entanto, se não houver tal centelha no homem, mas todas as centelhas de sua essência se vestirem em doação de contentamento ao seu Criador, então ele não está nem ausente nem morto. Pois mesmo quando o corpo é anulado, ele só é anulado com relação à auto-satisfação, onde o desejo de receber é vestido e só pode existir nela.

No entanto, quando ele alcança o objetivo da Criação e o Criador recebe prazer dele, pois é feita a Sua vontade, a essência do homem, que se veste em Seu contentamento, recebe a eternidade completa, como Ele. Assim, ele foi recompensado com a liberdade do anjo da morte.

O desejo de receber deve somente se livrar da intenção de receber para si mesmo, mas o desejo em si nunca é purificado nem desaparece, mas adquire a intenção “a fim de doar”. Se a pessoa consegue cumprir esta condição internamente no seu nível mínimo, no primeiro grau, se ela quer que isso aconteça, então a Luz vem até ela e a ilumina, e torna-a digna do primeiro nível chamado “reunião diante do Monte Sinai”.

A fim de fazer isso, ela deve aceitar todas as condições, subir acima de todo o endurecimento do coração, todas as preocupações, e todas as interrupções que foram enviadas a ela, a fim de atribuir tudo ao domínio do Criador, ao “não há outro além Dele”, e decidir que Ele é bom e benevolente: aceitar tudo isso na fé acima da razão e anular tudo que lhe pertence, a fim de aspirar o máximo que puder ao Criador.

Se a pessoa deseja se separar de todos os seus negócios neste mundo, não porque eles são desagradáveis ou ameaçadores como foi durante o tempo da preparação, mas sim o oposto – quando ela pode receber todo o bem, mas ainda desiste de tudo e atribui-se ao Criador -então a Luz vem e constrói o primeiro nível de doação, de Lishma (em Seu nome) nela. Isso é chamado de recepção da Torá, pois, pela primeira vez, ela vê como a Luz nela reforma.

Da preparação para a Lição Diária de Cabalá 21/02/13