O Ponto Entre O Ódio E O Amor

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Carta 11: Eu estou pedindo para você se esforçar ao máximo em intensificar o amor dos amigos e pensar numa maneira para aumentar o amor entre os amigos, e anular a paixão por prazeres corporais, uma vez que esta é a causa do ódio. E entre os que trazem contentamento ao seu Criador, não pode haver ódio, mas sim compaixão maior e amor entre eles, e é muito simples.

E você deve ouvir as minhas palavras a partir de agora, uma vez que sua vida depende disso.

Pergunta: Como devemos corrigir nossa atitude para com os amigos que despertam o ódio em nós?

Resposta: Você deve amar os amigos que você odeia agora, e pronto. Você tem que chegar a um estado em que eles se tornam importantes para você, queridos, mais próximos e desejados. Mas, ao mesmo tempo, o ódio em relação a eles deve ser mantido.

O ódio permanece abaixo, e você tem que se preocupar constantemente em corrigi-lo e construir o amor acima dele. É assim como a tensão espiritual é determinada. Você descobre a espiritualidade no ponto entre o ódio e o amor, entre essas duas forças!

Não é apenas amor ou ódio. Amor e ódio vêm da Luz que ilumina de uma forma ou de outra, mas você se encontra e se descobre na adesão ao Criador, entre esses dois sentimentos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/02/13, Escritos do Baal HaSulam