O Novo Israel

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o papel atual dos judeus israelenses na formação das forças espirituais?

Resposta: Cada elemento, até mesmo o menor deles, é constituído de dez Sefirot. A nação israelense, que passou por altos e baixos espirituais, também é constituída de várias partes.

Há uma parte chamada “Israel” conforme sua essência espiritual, e ela visa diretamente ao Criador (YasharEl). Aqueles que se sentem atraídos a ela pertencem a esta parte.

Em geral, hoje nós estamos começando a subida a partir do mesmo estado da antiga Babilônia no tempo de Abraão, quando tudo estava quebrado e ele reuniu pessoas que eram atraídas ao Criador. Essas pessoas pertencem a GE e o ponto no coração (•) já está ardendo nelas.

Depois há a parte que também é chamada de “Israel”, mas onde ponto no coração está bloqueado (⊙). Embora ele tenha existido nestas pessoas no passado, não é expresso como resultado da incorporação geral.

A próxima parte é as “nações do mundo”, pessoas que estão prontas a se juntar a Israel. Elas entendem e sentem a mensagem da conexão. Elas têm uma inclinação natural para isso, mas seu “ponto no coração” está oculto. Nós podemos chama-las de “justos”.

Depois há a parte das “nações do mundo” que são chamadas de “pecadores”, onde há muita negatividade (-), e seu ponto no coração está escondido profundamente.

Esta é a estrutura geral, mas nós não separamos nada e tomamos o exemplo de Abraão que difundiu a sabedoria para todos.

No entanto, hoje nós também ressaltamos várias coisas em nosso trabalho; primeiro temos que fortalecer a primeira parte, o nosso grupo, aqueles que estão prontos, que podem e compreendem a importância do caminho ao Criador.

Depois nós temos que trabalhar com os representantes da segunda parte, já que o mesmo ponto está escondido neles também; quer eles gostem ou não, eles têm o mesmo estímulo. Nós temos que alcançar certa conexão com eles.

Além disso, vamos esperar que muitas das “nações do mundo” se juntem a nós quando virem que lhes oferecemos uma abordagem eficaz e racional.

Ao mesmo tempo, temos que compreender que as três partes inferiores participam do processo sem intenção. Não há como elas poderem ansiar por doar. Afinal, a intenção está apenas acima, em todos os nossos amigos ao redor do mundo.

The New Israel

Na verdade, um novo vaso é formado hoje, um novo “Israel” que nasce após a quebra e a mistura, depois de muitas reencarnações. Quem desperta para o Criador fica na parte superior puxando todos os outros depois dele.

A mesma coisa aconteceu na Babilônia: pessoas em lugares diferentes se juntaram ao grupo de Abraão e depois estavam entre os líderes. Outro exemplo é o Rabbi Akiva, cujos pais não eram judeus (que eram convertidos e pertenciam às “nações do mundo”), que se juntou à nação de Israel. Este era o seu destino; do nível geral daqueles tempos, ele subiu para o nível espiritual e superou todos. Certamente, não é uma questão de genética ou nacionalidade.

Quanto à nação de Israel hoje, nós temos que nos esforçar mais do que em outras partes do mundo. Nós temos que primeiro nos esforçar em nosso grupo e entre a nação israelense que está dispersa entre as nações do mundo. Isso é muito difícil, mas não temos outra escolha, temos que fazê-lo, uma vez que essa é a ordem de prioridades no sistema geral.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/02/2013, Shamati #37 “Um Artigo Para Purim”

Comente