Não Há Harmonia Sem Integralidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é um negócio harmonioso?

Resposta: Nós só conseguimos imaginar sistemas discretos e analógicos puramente teóricos que muitos de nós aprendemos na faculdade. Mas quando nos encontramos no sistema analógico, nos sentimos impotentes, porque não correspondemos a ele internamente, porque neste sistema é preciso considerar os desejos, intenções, sentimentos e atitudes de todos ao redor.

Nós estamos acostumados a agir como no exército, seguindo ordens. Esta é a forma como os nossos empreendimentos, empresas, sistema de educação em escolas e outras organizações e sistemas agem. Mas hoje vemos que isso não funciona, porque, aparentemente, a pessoa precisa mudar para se adequar ao sistema integral.

A pessoa não muda automaticamente. O sistema externo que está entrando é redondo, e a pessoa é linear. No final, ela não é capaz de agir neste novo sistema. Ela não entende como agir dentro dele.

Para corresponder ao sistema integral, a pessoa tem que se tornar integral. Ela deve se sentir como parte do grupo, ou seja, pelo menos, parte do grupo onde trabalha. Além disso, ela deve sentir esta parte internamente, em outras palavras, precisa estar constantemente mudando e conectada a todos.

Ela deve sentir a satisfação do trabalho, que não está recebendo agora. Ela não pode ser obrigada a senti-lo simplesmente porque os sistemas do passado de repente param de trabalhar e já não a afetam. A única maneira de influenciá-la é através do sentimento de integração na equipe, o movimento comum, o sentimento de comunidade. Não importa onde ela esteja, não importa o time, ela deve sentir a base, a integridade deste sistema, a sua dependência dele e a dependência dele a ela.

De KabTV de “Segredos Profissionais” 03/02/13