Fluxo De Caixa Livre Na Economia

Dr. Michael LaitmanOpinião (de Spydell): “Uma incrível capacidade de ignorar os problemas dos mercados financeiros é de estranhar. Apenas na sexta-feira, eles viram uma projeção de um futuro sereno e brilhante, e agora a crise começou novamente. Não havia crise na sexta-feira, e agora ela começou novamente em alguns dias.

“A situação chega ao ponto do absurdo. Para aumentar o PIB, você precisa comer muito, o que vai aumentar as vendas de alimentos e a renda de fast-food. Mas depois disso, as pessoas ficarão doentes com obesidade e diabetes, o que vai aumentar as receitas das empresas farmacêuticas e vendedores de drogas. Quanto mais você comer e ficar doente, melhor é para a economia e as empresas, mas é pior para você. O ambiente ruim também afeta positivamente a economia, porque o número de doenças cresce e as receitas aumentam proporcionalmente no setor da saúde.

“Quanto mais armas mortíferas são produzidas, melhor a economia se encontra, mas, em consequencia, há mais guerras e matando.

“Mais cedo ou mais tarde essa loucura com crescimento infinito deve acabar. A economia do crescimento viola os limites naturais dos organismos vivos; nenhum ser orgânico é capaz de crescer ou viver para sempre. Mesmo as categorias mais pobres da população em países desenvolvidos vivem no nível dos deuses das regiões pobres da Ásia e África… A sociedade adaptou-se aos subsídios e não vai impulsionar o consumo, especialmente quando as prateleiras estão cheias de produtos”.

Meu comentário: O crescimento infinito é impossível, não só porque há os limites naturais do planeta e da população, mas também porque os nossos desejos não crescem apenas quantitativamente, mas qualitativamente, ou seja, há um sentimento de desolação e apatia, vazio, anseio por drogas, suicídio. Há um novo vazio que não pode ser preenchido por nada no mundo a nossa volta. A questão do significado é reiniciar, pois estamos chegando ao próximo estágio do nosso desenvolvimento, quando a satisfação virá principalmente da revelação do mundo superior, e o consumo será apenas na medida necessária para a existência. Os desejos de mudança inevitavelmente nos levarão a isso.

Comente