Escutar E Ouvir O Professor

Dr. Michael LaitmanSe o estudante vê a grandeza do seu professor como um Hasid vê seu rabino, não é um bom sinal. Afinal, o estudante tem que trabalhar para ver que o professor é grande e descobrir que ele é importante.

Por outro lado, se o professor parece grande, será que ele me dá “combustível” para cumprir o seu conselho? Este é o critério segundo o qual eu analiso a minha atitude em relação a ele. O verdadeiro trabalho é cumprir o que o professor diz no grupo, na disseminação, no estudo, nas intenções de uma pessoa. Se eu não tenho o poder de fazer isso, é porque o professor não é suficientemente importante para mim. Como posso vê-lo como mais importante? Depois de tudo, isso é o que vai garantir o meu caminho ao Criador.

Para isso, eu preciso de um grupo onde recebo dos amigos o reconhecimento da grandeza do meu professor, e posso cumprir o que ele diz. Ao mesmo tempo, são as ideias do professor que eu tenho que valorizar e nada mais do que isso. Tudo o resto já é “adoração de ídolos”. O principal é o estudo, o método que ele ensina e as ações que ele aponta como importante para a realização do Criador. Este é realmente o valor dos meus amigos.

Em geral, o ambiente pode aumentar a importância de tudo, mesmo que seja certo tipo de chá, o professor, ou o Criador. O desejo de receber não vê nada de especial aqui. Para ele existem simples e diferentes discernimentos de prazeres; ele examina todas as opções através da percepção da compreensão padrão, do vazio e preenchimento interior. Os detalhes não fazem diferença. Se as pessoas ao meu redor valorizam chá, então eu também valorizo chá, e se elas valorizam o professor ou o Criador, a pessoa também vê que o professor e o Criador são importantes.

O principal é que o estudante goste de ouvir o que o professor diz e, com isso, as partições internas, os ouvidos internos, sejam abertos. Através deles, na interioridade do sistema, ele vai ouvir uma voz interior.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/02/13, “Um Discurso para a Conclusão do Zohar