“Com Mão Poderosa E Com Fúria Derramada”

Baal HaSulam, Shamati, artigo 70: “Com uma mão forte e com fúria derramada”: Devemos saber que aquele que deseja entrar na obra de Deus, a fim de realmente apegar-se a Ele e entrar no Palácio do rei, não são todos admitidos. O Criador testa-o, afim de saber ele não tem outros desejos, mas apenas um desejo de Dvekut (adesão), e se assim for ele é admitido.

E como testa se ele tem apenas um desejo? São enviados obstáculos. Isso significa que lhe são enviados pensamentos alheios e mensageiros alheios para confundi-lo, para que ele deixe este caminho e siga o caminho das massas.

E se ele superar todas as dificuldades e quebrar todas as barreiras que o bloqueiam, coisas pequenas não podem desligá-lo, então o Criador lhe envia grandes Klipot e carruagens, para desviá-lo do ingresso em adesão com Ele sozinho, e com nada mais. Este considera que o Criador está a rejeitá-lo com mão poderosa.

Leva um longo tempo para finalmente perceber que tudo o que uma pessoa sente vem do Criador e que se destina apenas a direcioná-lo para a meta. Não há uma ação, ou uma ocorrência que não dirija uma pessoa para a meta, o que significa a adesão com o Criador. Uma pessoa não pode mudar isso de forma alguma, pois tudo acontece de acordo com as Reshimot (genes espirituais). Apenas a intensidade, a forma como as Reshimot são reveladas é determinado pela forma como cumpriu as Reshimot anteriores.

Mas tudo é de acordo com o plano, no qual uma pessoa tem de descobrir um forte desejo de adesão, de acordo com o desejo espiritual, o que significa o desejo fixo, intensivo, que visa apenas a meta. “Não há um pouco na espiritualidade”, mas apenas o máximo, e uma pessoa deve ter um desejo muito forte.

Assim, o Criador revela a Sua mão poderosa, fazendo uma pessoa passar dificuldades e problemas, confundindo uma pessoa em cada maneira possível para que ela cresça mais forte, superando esses obstáculos. Ele tem de examinar suas opções e deixar apenas uma direção e intensificá-la, de modo que seja impossível desviá-lo do caminho certo. A fim de fazer isso, o Criador envia cada vez problemas mais difíceis, como na fábula da pessoa que sobe a montanha para o palácio do Rei, encontrando os guardas que são cada vez mais cruéis ao longo de seu caminho. Tudo isso é para que apenas um forte desejo seja deixado numa pessoa, um desejo que está, na verdade, queimando, ansiando para rebentar para o mundo espiritual, o que significa atingir o atributo de anulação, doação auto, para sair.

É como o processo de nascimento em que existem duas forças activas: a força de pressão a partir do interior e da força que bloqueia a saída. A tensão entre essas duas forças cresce até que esteja forte o suficiente para as portas se abrirem e para o avanço ocorrer. Então o feto pode sair.

Estas duas forças opostas, a força do Criador e a força do ser criado, eventualmente, atingem a tensão suficiente para o avanço. Como se diz: “no mesmo local, ao mesmo tempo, na mesma mulher” tal concentração de tensão é a força criadora que leva à aplicação.

Da preparação para a Lição Diária de Cabala de 19/02/13