Avançar Na Velocidade Máxima Sem Reduzir

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que causa os atrasos no trabalho espiritual?

Resposta: Há atrasos que são intencionalmente dados a nós do Alto, mas estes não são atrasos ao longo do nosso caminho, mas interrupções benéficas chamadas “ajuda contrária”.

Interrupções que não nos ajudam a avançar não são “ajuda contrária”, mas sim atrasos reais pelos quais a pessoa é responsável, pois é a única que os cria, porque não usa os meios que recebeu e não organiza o apoio do ambiente. Esta é a razão para os atrasos, e por isso há atrasos benéficos e atrasos que nos impedem e nos afastam da meta.

A ação espiritual não leva muito tempo se a pessoa organiza antecipadamente as forças, os meios, o ambiente e todo o sistema. Assim, ela responde em “tempo real”, ou seja, só com o atraso que esperado por parte do Criador tendo em conta os atributos da pessoa. Por conseguinte, isso não é considerado um atraso.

Digamos que era para eu esclarecer uma determinada questão em dois dias, já que este é o tempo que leva para os processos que atravesso naturalmente. Se eu fiz isso em dois dias, isso significa que não causei qualquer atraso e que avancei normalmente. Portanto, o tempo de correção espiritual de uma pessoa é chamado de “60 anos”, “70 anos” ou “80 anos”.

Mas se eu não mobilizar todos os meios que me foram dados para responder corretamente, eu é que causo o atraso. Assim, os atrasos podem ser expressos não só no tempo, mas também em muitas camadas de pensamentos e cálculos estranhos em que eu me envolvo e, assim, bloqueio-me, incapaz de decifrar corretamente o contato Criador comigo. É como se eu me tornasse cego e surdo e não pudesse fazer os esclarecimentos necessários e, assim, fico preso neste estado por um longo tempo. Estes são os obstáculos que a pessoa cria para si mesma que prolongam seu avanço.

Portanto, nós devemos sempre nos manter no ambiente correto, chamado “professor, grupo, e livros”, que é o único meio pelo qual a pessoa pode se conectar com o Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/02/13, Escritos do Baal HaSulam