Aprender Com Os Todos Os Alunos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você disse numa lição que lhe faltam palavras. Isso significa que nós não trabalhamos como deveríamos e não extraímos a informação espiritual de você?

Resposta: Funciona exatamente dessa forma. Quando o inferior pergunta, ele passa seu desejo não realizado, para o qual eu recebo uma resposta.

Diz-se que a pessoa aprende com todos os seus alunos: “Eu aprendi muito com meus mestres, mais com os amigos, e mais do que isso com os meus alunos”. Isso acontece graças às perguntas do aluno, sua oração, MAN. O aluno passa seu desejo para o professor, e o professor recebe tal desejo que por si mesmo nunca iria pedir. Esta é a forma como o sistema geral é revelado: a cada nova pergunta de cada aluno, mais uma camada do sistema é revelada, e depois mais uma, etc.

Cada aluno eleva a sua oração. Isto dá ao professor vasos que não existiam nele e que ele jamais teria se não estivesse conectado com os alunos. Portanto, até o momento em que o aluno pergunta, o professor não sabe a resposta. Mas no momento em que ele faz uma pergunta, o professor recebe uma nova realização. Isso é chamado de “aprender com os alunos”.

Todo dia eu saio da lição com novas realizações, porque sinto sua falta. Mas os alunos têm que se preparar para a lição, e muitas vezes uma falta suficiente, ou seja, uma necessidade, não é sentida de você. Certamente, mesmo sem palavras eu também sinto em meus alunos a necessidade da revelação espiritual, e isso me ajuda a avançar. No entanto, é desejável que todos façam suas perguntas.

Eu estou conectado ao meu professor, Rabash; ele é o meu superior. Quando eu recebo perguntas dos alunos, eu as conecto a um canal direto que vem do Alto. Esta é uma estrutura hierárquica, o sistema da árvore que se espalha de cima para baixo. Se eu recebo de baixo um desejo que posso elevar, eu o processo dentro de mim, obtenho uma resposta para ele de cima, processo-o novamente, e transfiro a resposta ao aluno. No entanto, 99% da informação que foi recebida permanecem dentro de mim e apenas 1% passa para o aluno, de acordo com o quanto tenho que me rebaixar e descer ao nível do aluno para que ele receba esta resposta de mim e a entenda.

Em alguns casos, eu desperto essa conexão porque há uma preparação geral. Por exemplo, as pessoas investiram muito esforço a fim de chegar à Convenção e prepará-la. Depois, mesmo que perguntas não sejam feitas, eu posso despertar a Luz graças à grande quantidade de esforço que você investiu, com a qual pode ser trabalhada. Mas às vezes isso só é possível graças às perguntas.

Eu nunca vou aceitar a sonolência. Mas o professor está proibido de despertar o desejo nos alunos, porque ele faz o contrário, ele conecta os canais que vêm a eles. A falta deve subir de baixo para cima!

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/02/13, TES