A Serpente Não Surge Simplesmente

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que exatamente vai para o 1% dos desejos que uma pessoa não pode processar por si mesma quando está sob a Machsom (barreira)? É o coração de pedra, a serpente?

Resposta: Nós não examinamos tais discernimentos antes da Machsom, antes da barreira espiritual. Antes disso, não vemos nada e não temos compreensão ou reconhecimento de onde a serpente está e onde não está. Acredite em mim, ela está em seus melhores e mais puros pensamentos e desejos. Onde você acha que ama e devotadamente se preocupa com os outros, é onde a serpente está.

Assim como na história, no tempo do exílio no Egito, a serpente não é revelada entre as pessoas comuns, nem nos judeus, nem nos egípcios. Só Moisés, o Faraó, o Criador, e vários sacerdotes egípcios, conselheiros do Faraó, e os que estavam perto dele viram a serpente. É só entre eles que a serpente é revelada e torna-se um bastão, e depois o bastão se torna uma serpente de novo; é somente quando a pessoa atinge níveis tão elevados.

A serpente não parece despropositadamente, mas apenas minúsculas cobras no nível animal. A verdadeira serpente, no entanto, é de duas patas, e você ainda não a encontrou ainda. É apenas nos níveis superiores que a essência da serpente é revelada. Uma Luz muito forte é necessária para nos mostrar como o nosso desejo de receber é oposto à Luz. A Luz tem que revelar sua total profundidade infinita e o poder do seu amor e doação, de modo que, em contraste com tudo isso, vamos sentir como a nossa natureza egoísta é oposta a isso.

A serpente de duas patas é revelada somente após a Machsom. Até então, durante o tempo de preparação, apenas pequenas serpentes nos mordem. Cada vez que algo te incomoda e impede de se conectar com os amigos, de se unir, cooperar, ter a intenção correta: esta é a revelação dos pequenos irmãos dessa serpente, e eles te comem como vermes.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/01/13, O Estudo das Dez Sefirot