A Inteligência Coletiva É Dependente Do Tamanho Da Embalagem

Dr. Michael LaitmanNas notícias (de News at Princeton): “A inteligência coletiva é uma vantagem estabelecida de grupos, incluindo os seres humanos. Como é entendido, um grupo de indivíduos obtém uma vantagem reunindo estimativas imperfeitas com aqueles ao seu redor, o que mais ou menos ‘divide proporcionalmente’ as experiências únicas num conhecimento comum surpreendentemente preciso”…

“Os pesquisadores da Universidade de Princeton relatam na revista Science que a inteligência coletiva é fundamental para a capacidade de certos animais de avaliar e responder ao seu ambiente. Realizada em peixes, a pesquisa demonstrou que pequenos grupos e indivíduos tornam-se desorientados em ambientes complexos e mutáveis. No entanto, à medida que o tamanho do grupo aumentou, o peixe subitamente tornou-se altamente sensível ao seu entorno”.

“Estes resultados devem levar a um exame de perto como o grupo em perigo ou animais do rebanho são preservados e gerenciados, disse o pesquisador sênior Iain Couzin, um professor de Princeton de ecologia e biologia evolutiva. Se os animais selvagens dependem da inteligência coletiva para a migração, a criação e a localização de recursos essenciais, eles poderiam ser postos em perigo por qualquer atividade que diminui ou divide o grupo, como o excesso de caça e perda de habitat, explicou ele”…

“Com o seu trabalho, Couzin e seus co-autores descobriram uma camada adicional para compreender a inteligência coletiva. A visão convencional assume que os membros do grupo têm algum nível de conhecimento ainda incompleto. No entanto, os pesquisadores de Princeton descobriram que, em alguns casos, os indivíduos não têm capacidade de estimar como um problema precisa ser resolvido, enquanto o grupo como um todo pode encontrar uma solução através de suas interações sociais. Além disso, eles descobriram que quanto mais numerosos os vizinhos, mais rico é o conhecimento individual – e, assim, do grupo.

“Estes resultados se correlacionam com a pesquisa recente que mostra que a inteligência coletiva – mesmo em seres humanos – pode depender menos da inteligência de cada membro do grupo do que da eficácia de sua interação comunitária, disse Couzin. Nos seres humanos, a pesquisa sugere que tal cooperação assume a forma de uma comunicação aberta e igual entre os indivíduos, independentemente de suas respectivas inteligências, disse ele”.

Meu comentário: As pessoas têm algo a aprender com os animais…