A Forte Conexão Com Base Num Ego Duplo

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que um casal sente quando está no “espaço compartilhado”, quando o seu parceiro entende e sente você?

Resposta: O “espaço compartilhado” refere-se ao completo entendimento mútuo dentro de seus limites. Esta área é geralmente criada na atitude para com os filhos. O interesse mútuo por eles e a importância que o casal atribui a eles conecta o casal. Estes são fatores aparentemente externos, não nossos, mas eles pertencem a nós. Se vocês não têm filhos, é mais difícil encontrar pontos de conexão comuns.

Nós temos que buscar coisas que concordamos, que entendemos, algo que temos em comum, onde concordamos, nos entendemos e conectamos, embora, no início, tenhamos opiniões diferentes. Mas nós nos acostumados tanto com essas concessões que não conseguimos viver sem elas. Mesmo que pudéssemos corrigir a diferença entre nós, não desejaríamos. Nós sentimos que todos esses contrastes são a oportunidade de uma união especial. Nós já entendemos que sem eles não haveria união.

Todos esses “pontos difíceis” nos ajudam a conectar. É graças ao fato de que eu concedo e meu parceiro concede que nós sentimos a conexão entre nós. Sem nossas concessões mútuas, não haveria conexão. Se nós concordássemos desde o início em tudo, não sentiríamos o contato. Seria como se fôssemos a mesma coisa. Quando concedemos, não anulamos o nosso ego, mas sim construímos uma conexão acima dele, como se diz, “O amor cobre todos os pecados”. Portanto, essa forte conexão, o contraste interno entre nós, é mantida, mas acima dela o amor cresce cada vez mais.

O “espaço compartilhado” é o nosso duplo ego comum, mas por causa disso, ele nos conecta mais fortemente e nos permite sentir a conexão entre nós. Nós temos que constantemente cuidar deste “espaço compartilhado”, despertá-lo e tentar expandi-lo em relação a diferentes tipos de conexões do corpóreo ao espiritual.

Da “Discussão Sobre uma Nova Vida” 25/02/12