Quando A Compensação Está Atrasada

Dr. Michael LaitmanNós já sabemos que “Israel” é chamado de vasos de doação, Galgalta ve Eynaim (GE), e as “nações do mundo” são os navios de recepção, AHP. Assim, os vasos de Israel devem se corrigir em primeiro lugar e dar a Luz às nações do mundo. Esta tarefa foi atribuída a Israel de Cima, ou seja, a todos no mundo que recebem o despertar por meio do ponto no coração (•): uma centelha de desejo, que de repente irrompe nele. Além disso, a categoria de “Israel” inclui os descendentes de imigrantes da antiga Babilônia que tinham o ponto no coração no passado.

Assim, “Israel” é um conceito difícil, complexo. E principalmente essas pessoas têm a obrigação de se corrigir para se tornar a “Luz para as nações”, em outras palavras, para transferir o método, auxiliar e apoiar todas as outras pessoas cujo ponto no coração ainda está escondido.

Após a quebra das almas e a inclusão mútua, este ponto existe em todos nós, mas na categoria das “nações do mundo” ainda está latente e seus integrantes não se dirigem “direto ao Criador” (Yashar-El) e não sentem esse anseio (↑). É por isso que há um elo de transição: Galgalta Eynaim, Israel, os vasos de doação. A sua natureza é a mesma que a da luz (OR), mas seus integrantes podem passá-la às nações do mundo de uma forma adequada, de modo que as pessoas entendam como e com que meios podem sair da crise atual.

Há um ponto muito importante. O Criador, a Luz Circundante (Ohr Makif – O”M), também brilha em todas as pessoas. A partir disso todos experimentam o negativo (-), as dificuldades e problemas. No entanto, eles não se sentem capazes de lidar com esse negativo, com este desejo (Hissaron) não realizado. Eles não recebem ajuda e apoio de Cima. O positivo não vem (+?); não há método. É por isso que as nações do mundo sentem ódio de Israel, a quem culpam por todos os seus infortúnios.

When Compensation Is Overdu

Nós estamos falando das leis e forças da natureza. Nada pode ser feito, pois elas operam desta forma. Até que Israel seja capaz de equilibrar os desejos das nações que foram despertadas pela Luz Circundante com a Luz interna do Criador, até que o “negativo” das nações seja neutralizado pelo “positivo” por parte de Israel, elas odiarão constantemente odeiam Israel e o culparão; é sua falta de apoio, que elas não sabem que precisam, a causa principal de todos os seus problemas. Desastres naturais, fome e doenças, tudo será culpa dos judeus, como já aconteceu muitas vezes. Tudo isso decorre de um desequilíbrio entre essas forças, que temos que equilibrar de modo que não sejamos movidos pelo negativo, mas pelo positivo, que proporciona o remédio para a doença com antecedência.

Em essência, tudo gira em torno deste esquema. Portanto, se algo de errado acontece no mundo, aqueles que pertencem à categoria de Israel são os culpados porque não trazem ao mundo a Luz da compensação, e, como resultado, permitem que a força irrompa.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/01/13, Emergência