Postos De Controle Ao Longo Dos 125 Níveis

Baal HaSulam, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”, item 133: É particularmente como um rei que quis escolher para si mesmo os súditos mais fiéis no país e trazê-los para trabalhar dentro do seu palácio. O que ele fez? Emitiu um decreto; “quem quisesse, jovem ou velho, viria a seu palácio para se engajar no trabalho dentro de seu palácio.”

No entanto, ele nomeou muitos de seus servos para guardar o portão do palácio e todas as estradas que levam até ele, e os ordenou que astuciosamente desviassem todos que se aproximassem do seu palácio e também do caminho que leva a ele…

E apenas os heróis entre eles, cuja paciência resistiu, venceu os guardas e abriu o portão. E eles foram instantaneamente recompensados – ver o rosto do rei, que nomeou cada um deles em seu lugar certo.

Os guardas são nomeados a fim de proteger uma pessoa. Estranhos não devem se aproximar do palácio do Rei e passar pelo lugar que os guardas protegem, a menos que ele estabeleça uma guarda interna.

O Criador tem muitos policiais e eles estão em cada um dos 125 graus, impedindo que uma pessoa se aproxime. Eles mostram que você está autorizado a subir apenas a um nível específico, e você não pode transgredir além do limite para esse momento. É porque eles vêem que você não está pronto para o nível superior ainda. Isto é o que acontece a cada vez.

Os guardas certificam de que uma pessoa não vai avançar mais (embora seja impossível, uma vez que existem leis rígidas de conformidade no mundo espiritual). Os guardas revelam deficiências a uma pessoa – um lugar para a auto-verificação. Eles o evocam e não a deixam descansar em seu estado atual, trazendo-lhe todos os tipos de problemas.

Eles guardam a pessoa; a Luz e o Criador não precisam ser guardados porque é impossível prejudicá-los se você não for digno de vê-los. Tudo é feito de acordo com a equivalência de forma; se eu não sou adequado para um nível mais alto, eu não reconheço.

O que significa que eu não posso  avançar? Eu vejo que o caminho diante de mim está bloqueado? Se eu não me corrigi ainda no nível anterior, não posso avançar e subir a montanha a poucos metros adiante, mas os guardas me ajudam e me apontam no ponto problemático.

Eles estão lá para me proteger, para me apressar, para me aproximar, e para me ajudar a alcançar os discernimentos necessários. Tudo é a favor de uma pessoa e de sua correção.

[97289]
Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabala de 2/1/13,”A Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”

Um Comentário

  1. Essa leitura foi muito esclarecedora, já havia lido antes, mas hoje eu recebi!! Grata.

Comente