Passando Para O Lado Da Doação

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é o desespero espiritual?

Resposta: A espiritualidade é doação. Não há nenhum atributo como esse em nosso mundo. Meu trabalho é localizá-lo a partir do estado oposto, ou seja, compreender o quão longe eu estou desse atributo e, ao mesmo tempo, sentir o quanto preciso dele. Se eu alcançar essa compreensão, um forte desejo de penetrar este atributo será estabelecido em mim, e esse desejo vai se transformar em minha oração, meu pedido, minha demanda.

Se eu realmente quero alcançar a espiritualidade, a força vem de Cima e revela este atributo dentro de mim. Então eu começo a sentir a outra parte da realidade que estava oculta de mim até agora e agora está sendo revelada. Agora nós estamos vivendo em apenas um atributo (recepção), e por isso as nossas vidas são tão miseráveis e curtas, feitas apenas de perdas, que não levam a nada de bom. Mas quando eu entro no atributo de doação, anulando-me e superando a barreira psicológica, pronto para desistir de tudo, eu passo para o outro lado da barreira psicológica interna (Machsom), e entro no espaço espiritual que é a doação total.

É como uma pessoa que para de respirar, e depois de realmente ter feito isso, sente que pode viver sem ar. Assim, um novo espaço é revelado a ela, um novo mundo. É apenas um exemplo, uma vez que isso não pode ser transferido de forma mais precisa, visto que não há nenhum atributo semelhante no mundo.

Nós sentimos desespero, pois não eu não posso atingir este atributo por mim mesmo. Através do grupo e do estudo, eu finalmente chegou à decisão de que não posso fazer isso, mas não tenho escolha, eu devo tê-lo. Então eu recebo essa oportunidade.

Da Convenção em Arava 18/01/13, Lição 5

Comente