Existem Limites Para A Lealdade E O Amor?

Dr. Michael LaitmanNós teremos que passar por muitos estados no trabalho espiritual. O primeiro passo, o mais fácil e essencial, é inverter o “eu” em “nós”. Afinal, o “nós” ainda inclui a mim, e nele está incluído o nosso orgulho geral. Todo mundo desaparece neste conceito, não só eu. Nós vemos em nossas vidas regulares que é relativamente fácil para uma pessoa se identificar de tal forma com um grupo, com uma unidade militar, com a família, se ligar com outros corpos.

Mais tarde, discernimentos maiores e mais difíceis vão chegar, mais correção pessoal. Eu começo a me preocupar exatamente com as pessoas mais odiadas que me causam os maiores problemas. E não é apenas ódio, eu revelo os mais altos graus de ódio e repulsa que uma pessoa comum não pode sequer imaginar e sentir. No entanto, eu devo subir acima de todo o meu ego e alcançar um estado tal que a pessoa mais odiada, a quem eu desejaria atropelar, torna-se mais cara do que eu, e eu prefiro que ela receba tudo de melhor, e nada será deixado para mim.

Não é fácil atingir tal correção, mas, certamente, no final, tem que ser assim, e não só em geral, mas em relação a pessoas específicas. Primeiro nós vamos do “eu” pessoal para o “nós” geral, e depois, mo “nós”, os elementos começam a se revelar, ou seja, “Ele”.

Em todas essas ações, a salvação é apenas a grandeza do Criador que se eleva acima da minha importância pessoal, a fim de me ajudar a rapidamente me livrar do meu “eu” em prol de outro benefício. Eu vou agradecer a oportunidade que me foi dada de transformar aqueles que eu odiava nos amados do Criador, porque deles Ele vai ter maior prazer.

Isso é um “masoquismo” tão terrível, que não pode sequer ser imaginado, mas é tudo baseado na grandeza do Criador. Nós somos obrigados a elevar esta grandeza a tal ponto que nada restará da minha sensação de “eu”. Isso é chamado de “existência a partir da ausência”, e nós estamos voltando a essa ausência. Mas este ainda não é o limite para a auto-anulação! Mas nós vamos falar desses próximos passos depois…

Da Preparação da Lição Diária de Cabalá 06/01/13

Comente