Convenções: Um Novo Nível

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que novo nível nós devemos aspirar antes da Convenção?

Resposta: Nosso objetivo é sair de nós mesmos, acima de nós mesmos.

Ao nos aproximarmos, nós começamos a sentir o quanto isso nos afasta, como nos voltamos para nós mesmos e não nos permitimos estar perto de dar um passo à frente. O estado da rejeição revelada, a incapacidade de se aproximar, é o verdadeiro egoísmo.

O egoísmo não é o sentimento que experimentamos na vida diária: em casa, no trabalho, na comunicação com as pessoas. Esse é o pequeno egoísmo animal que não tem relação com o ego que devemos corrigir.

Nós precisamos corrigir exatamente esse egoísmo que surge nas nossas tentativas de nos aproximarmos uns dos outros. Nosso trabalho é agir contra ele.

Além disso, em cada ação sucessiva, o egoísmo nos afasta mais e mais, e essa quantidade de pressão e rejeição levam a pessoa a um estado de desespero. E se a pessoa não abandona as tentativas de continuar a agir contra ele, participando de todos os eventos, ela começa a perceber que a ajuda só pode vir de Cima, apenas se uma força especial vier, porque ela não é capaz de fazer isso sozinha.

Naturalmente, é impossível dizer de antemão: “Eu não sou capaz de fazer nada, deixe alguém me ajudar”. Na verdade, para fazer isso, você precisa chegar a um estado de desespero. Mas isso só acontece quando você colocou todos os esforços, encheu a medida conhecida como seah (antiga unidade de medida) e ainda não alcançou nada. Suponha que você tenha enchido todo o “saco” ou “copo” com seus esforços, e depois, no topo, na última etapa, você sente: “Isso é tudo! Somente de Cima eu posso receber ajuda, só isso vai me ajudar”. É o momento em que a pessoa tem a oportunidade de pedir, e ela recebe ajuda.

Você pode imaginar o quanto de esforço nós precisamos fazer? Mas se fizermos isso juntos, em aspiração mútua, tudo acontece muito rapidamente, e se for feito separadamente, pode demorar não apenas anos, mas encarnações.

É por isso que, usando os nossos eventos para unir, ainda precisamos lutar e nos preparar para quebrar a casca do egoísmo, para ir além, e para nos conectarmos com os pontos no coração. Então, vamos alcançar a mesma coisa que eu espero que os homens alcancem em sua Convenção. Então, estaremos nos unindo.

Da Lição Virtual 06/01/13

Comente