Como Você Pode Mentir Para O Criador?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Está escrito num dos artigos do Shamati, que você não deve mentir; mas para nos unir, muitas vezes usamos um jogo e até mesmo esses truques como se mentíssemos para o Criador ou uns aos outros.

Resposta: Isso não é uma mentira, mas brincar de estar no próximo estado. Pense nisso: como posso ser bom para alguém se ainda sou um completo egoísta?

Nós sabemos que os alunos do Rabi Shimon, sendo grandes Cabalistas, antes de começar a escrever O Livro do Zohar, cada vez sentiam que chamas de ódio rugiam entre eles, e eles estavam prontos para transformar os outros em cinzas.

Então, o que devemos fazer: pegar nossos amigos e realmente “transformá-los em cinzas”, ser verdadeiros e fiéis aos nossos desejos? Ou, por outro lado, devemos começar a nos elevar acima deles pela fé acima da razão, entendendo que o Criador aumenta nosso egoísmo, e nos elevar acima dele?

Como podemos fazer isso se não temos ainda a força para subir? É por isso que no nosso mundo nós recebemos o estado animal quando estamos no corpo humano/animal, em relações com outros animais, e ao mesmo tempo, nossos pontos no coração estão num estado de aproximação ou de rejeição mútua.

O fato é que estamos simultaneamente em dois planos: no mundo inferior, que existe na forma material e física, e no mundo superior, na forma da conexão dos pontos. Nosso coração está no nível mais baixo e os pontos no coração estão no nível superior. Mas nós queremos sentir e determinar a nossa existência não no nível mais baixo, mas no nível superior.

É por isso que no nosso mundo nós recebemos um sentimento de oposição aos amigos, relutância em estar com eles. Assim, nós temos que nos elevar e brincar que estamos nesse nível superior onde aparentemente já estamos unidos e desejamos revelar um novo estado entre nós. Isso não é mentira, mas uma tentativa, como crianças tentando ser adultos.

Nós realmente não escondemos nossa ambivalência uns dos outros. Diz-se que todos os alunos do Rabi Shimon sentiam tremendo ódio mútuo e, em seguida, trabalhando em si mesmos, eles se corrigiram e alcançaram essa realização que depois descreveram no Livro do Zohar.

Da Lição Virtual 23/12/12

Comente